TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia ASUS TUF Gaming F15 no Brasil chama o Lenovo Legion para a briga | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notebooks, Ultrabooks e Conversíveis | ASUS TUF Gaming F15 no Brasil chama o Lenovo Legion para a briga

ASUS TUF Gaming F15 no Brasil chama o Lenovo Legion para a briga

Compartilhe

Começo esse artigo com um pensamento em mente: “será que a ASUS está querendo bater de frente com a Lenovo no segmento gaming em nosso tão amado e querido país?”.

Não é uma teoria da conspiração. Levando em consideração que o grande apelo comercial que a ASUS está dando para a chegada da sua nova linha de notebooks gamer TUF Gaming F15 no Brasil é justamente o fato desses notebooks serem fabricados por aqui, não seria surpresa se o principal objetivo da marca é entrar na briga pelo consumidor que ama a linha Legion da concorrente.

Será que a ASUS consegue seduzir os usuários que já estão com os amados notebooks gaming da Lenovo? Ou pelo menos consegue convencer quem se decidiu em comprar um portátil Legion para os jogos?

Ou vai naufragar na praia?

 

Atender um mercado emergente

Que o brasileiro médio está jogando mais games no computador e investindo em produtos para o eSports, isso está mais que evidente. Caso contrário, a ASUS não se preocuparia em fabricar os seus computadores gaming em nosso país.

Os produtos dessa série combinam as características consideradas essenciais para um bom notebook pensado para os jogos, mas conta com alguns diferenciais para seduzir os usuários mais exigentes. Por exemplo, a certificação militar de resistência e durabilidade certamente chama a atenção dos mais desastrados, e seu design é agressivo e chamativo, e pode agradar ao público-alvo desse produto.

Seu design com logo em alto-relevo, teclado com teclas WASD destacadas, touchpad aumentado em 26% e toda a proposta visual que naturalmente enche os olhos de qualquer usuário dentro desse segmento.

O processador de 12ª geração da Intel não é algo que chega a decepcionar, ainda mais quando está trabalhando no padrão H (o mais potente) e conta com a companhia da placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3050, uma das mais completas do mercado.

É claro que a ASUS colocou recursos dedicados para garantir a melhor performance possível durante os jogos mais exigentes, como o Dynamic Boost e o MUX Switch. Ambos atuam em diferentes campos para aumentar a capacidade do sistema através de recursos otimizados de software atuando no hardware.

Eu só espero que sejam recursos competentes o suficiente para não frustrar os usuários que podem pensar que poderia valer mais a pena comprar os portáteis da concorrência. E longe de mim pensar esse tipo de coisa de um produto que eu ainda não testei.

 

 

Diferenciais em pontos específicos

Os novos notebooks ASUS TUF Gaming entregam um sistema de refrigeração mais robusto para obter o máximo de desempenho. Para isso, o sistema de refrigeração passa a contar com ventiladores Arc Flow, que prometem um aumento de até 13% no fluxo de ar.

O TUF 15 possui uma tela de 15.6 polegadas no padrão IPS, com taxa de atualização de 144H. Ou seja, é uma tela mais do que suficiente para quem vai utilizar o notebook de forma prioritária nas tarefas dos games. Você não precisa de uma tela com qualidade melhor (a não ser que você seja muito preciosista neste aspecto, ou realmente precisa de uma tela com coloração perfeita para fins profissionais).

A já mencionada certificação militar de resistência é outro diferencial relevante desse produto, pois mesmo que ele possa ser pesado para alguns usuários, é quase certo que aquelas pessoas que vão investir o dinheiro nele vão dar um foco maior para a portabilidade.

 

Quanto custa a brincadeira?

 

O ASUS TUF Gaming F15 está disponível no Brasil em duas versões que, basicamente, se diferenciam na quantidade de RAM disponível.

Dito isso, o modelo com 8 GB de RAM custa a partir de R$ 6.999, e a versão com 16 GB de RAM tem preço sugerido de R$ 7.999.

De novo: os grandes concorrentes do ASUS TUF Gaming F15 no Brasil são os notebooks da linha Legion da Lenovo, que tem preços e configurações similares. A ASUS identificou um crescimento do mercado gaming no Brasil, e coloca suas fichas na mesa por acreditar que o caminho trilhado até agora por ela no mercado de notebooks dá uma certa sustentabilidade para sua proposta.

Não consigo responder neste momento se a proposta será certeira, mas… eu não culpo a ASUS por tentar. Pelo feedback que tenho por testar e resenhar os notebooks da Lenovo, é fácil entender por que esse segmento de mercado se tornou tão disputado.

Fica evidente que a Lenovo fez algo muito certo no segmento de notebooks gaming no Brasil, e a ASUS quer aproveitar o momento para acertar também.

E está tudo certo. Faz parte do jogo. Boa sorte para a ASUS.


Compartilhe