Compartilhe

A ASUS apresentou oficialmente o ASUS ROG Zephyrus Duo 15, o seu notebook gaming mais potente dessa nova família de produtos, e não apenas por causa de sua GPU e processador, mas também pelas suas “telas”. Isso mesmo. Telas.

Ele é parente direto do Zenbook Duo, notebook com tela dupla lançado no ano passado. A segunda tela tem como objetivo principal aumentar a experiência dos jogos, adicionando informações e até rodar o companion app de jogos via emulador Android.

 

 

 

Alta resolução ou maior taxa de atualização

 

 

O ASUS ROG Zephyrus Duo 15 conta com detalhes estéticos agressivos, mas não se vale das luzes para chamar a atenção. Uma das portas USB 3.2, o HDMI e o RJ45 ficaram na parte traseira, deixando mais espaço nas laterais para as demais portas. Seu peso é de 2.4 kg, e sua espessura conta com 2.1 centímetros.

Seu teclado é retroiluminado e configurável, e a ASUS inseriu um sistema para que a tela se incline quando o notebook está em uso, melhorando a visibilidade e a refrigeração do hardware interno. São duas configurações de tela: 4K UHD @ 60 Hz e FullHD @ 300 Hz, com tempo de resposta de 3 milissegundos. Nos dois casos, temos uma tela IPS de 15.6 polegadas validada pela PANTONE e comaptível com G-Sync e Microsoft Hybrid Graphics.

 

 

 

A tela secundária e sua razão de ser

 

 

A tela secundária é uma IPS e conta com 14.09 polegadas (32:9, UHD, 3480 x 110 pixels), com taxa de atualização de 60 Hz. Tem inclinação de 13 graus para melhorar a visualização e a interação com os games, e seus deslizadores curvos atrasam a abertura da mesma para evitar toques acidentais na tela principal.

A ideia da tela secundária ScreenPad Plus é ampliar a experiência geral do produto, onde o usuário pode ter (por exemplo) um preview do streaming no Twitch, o chat do jogo ou a companion app do jogo aberta nessa segunda tela, além de deixar mais espaço para o jogo na tela principal.

A segunda tela afeta na refrigeração, pois permite que os ventiladores na parte inferior receba pelo menos 30% a mais de ar do que nos sistemas AAS. O ruído se mantém em 46 dB no modo turbo e em 43 dB no modo performance.

 

 

 

Mais do que preparado para os jogos

 

 

O ASUS ROG Zephyrus Duo 15 conta com um switch exclusivo para alternar entre os modos G-Sync (com melhor taxa de atualização e frames na tela) e Optimus, onde o jogador pode escolher se prefere um melhor desempenho na tela ou economizar bateria.

O notebook conta em sua configuração mais potente a placa gráfica NVIDIA GeForce RTX 2080 SUPER (8 GB GDDR6 VRAM), que está preparada para o tracejado de raios. Seu processador mais potente é o Intel Comet Lake i9-10980HK de décima geração, trabalhando com até 16 GB de RAM DDR4 a 3.200 MHz integrados, com slot SODIMM para adicionar 32 GB a mais, ampliando a RAM para até 48 GB. No armazenamento, temos dois slots M.2 SSD (NVMe PCIe) e quatro PCIe 3.0 de até 512 GB, onde podemos adicionar até 2 TB de SSD com suporte para RAID 0.

O segundo sistema de refrigeração desse notebook é o metal líquido, algo complicado de se fazer pois esse elemento conduz a eletricidade, e se ele escapar, pode resultar em problemas. Para isso, a ASUS desenvolveu um recinto interno que impede a fuga desse metal.

O terceiro sistema de refrigeração é proprietário, e é feito de quatro dissipadores com ventiladores duplos, com 83 aletas em cada um, feitas de um polímero especial de cristal líquido, algo que permite o aumento do fluxo de ar em 17%. Os ventiladores são revestidos por uma malha para evitar a entrada de agentes externos e seu desempenho pode ser modificado via software para ajuste de sua velocidade.

 

 

 

Bateria e conectividade

 

 

O ASUS ROG Zephyrus Duo 15 conta com uma bateria de 90Wh, que se carrega através de uma porta USB Type-C Power Delivery, permitindo o uso de uma bateria externa compatível com esse padrão para a recarga. Seu carregador nativo é consideravelmente menor em relação aos modelos anteriores.

Nas portas, temos a de carga USB-C 3.2 Gen 2 com Thunderbolt 3, Power Delivery e DisplayPort 1.4 compatível com um monitor G-Sync. Há uma HDMI 2.0b, três portas USB-A, duas entradas de 3.5 mm (microfone e fones de ouvido ou apenas microfone) e porta Ethernet Gigabit para conexões LAN. Conta também com WiFi 6 e Bluetooth 5.0.

 

 

 

ASUS ROG Zephyrus Duo 15: preço e disponibilidade

 

 

O ASUS ROG Zephyrus Duo 15 estará disponível em breve, mas não foram reveladas datas ou preços para o produto.


Compartilhe