For Those Who Dare. Legal.
A ASUS apresentou recentemente os seus novos smartphones gaming, o ASUS ROG Phone 6 e ASUS ROG Phone 6 Pro. Duas bestas enjauladas nas configurações, prometendo rugir alto na hora de executar os games mais existentes para telefones.
Essa é a atualização da linha mais potente de smartphones da ASUS, e os modelos são praticamente idênticos entre isso, com basicamente um único detalhe que diferencia um modelo do outro: o ASUS ROG Phone 6 possui mais RAM, o que deve oferecer um pequeno gargalo para executar mais aplicativos ao mesmo tempo.
Neste post, vamos descobrir quais são os principais pontos de destaque nas especificações dos novos ASUS ROG Phone 6 e ASUS ROG Phone 6 Pro, e descobrir se ele realmente pode ser o grande titã a ser batido dentro do segmento de smartphones gaming.
O melhor processador da Qualcomm neste momento
Uma das bandeiras dos novos telefones ASUS ROG Phone 6 e ASUS ROG Phone 6 Pro é entregar “o melhor do melhor do melhor”. É uma redundância linguística, eu sei. Mas é a melhor forma de descrever as intenções do fabricante com os dois dispositivos.
E a melhor forma de fazer isso é integrar nos dois telefones o mais recente e poderoso processador da Qualcomm para smartphones, o Snapdragon 8+ Gen 1, que é mais potente que o Snapdragon 8 Gen 1, mas consumindo uma menor quantidade de energia.
Essa vantagem pode ser mais que interessante para os usuários gamers que querem manter a jogatina por mais tempo, e é algo que (quando este artigo foi escrito) nenhum outro telefone de sua categoria pode oferecer.
Por outro lado, só é possível afirmar se o Snapdragon 8+ Gen 1 realmente entrega essa potência toda com menor consumo energético na vida prática, ou após os primeiros reviews. Em teoria, este é um grande diferencial, mas vamos esperar para ouvir a voz dos primeiros vloggers e usuários.
RAM e armazenamento entregando o máximo de desempenho
Você não vai reclamar de uma eventual escassez de RAM e armazenamento com os novos ASUS ROG Phone 6 e ASUS ROG Phone 6 Pro.
Os modelos podem alcançar até 16 GB de RAM no modelo normal e até 18 GB de RAM no modelo Pro, ambos no padrão LPDDR5. Isso é mais que suficiente para se garantir um comportamento pleno nas atividades em multitarefa. Se esse telefone apresentar lag, a culpa é exclusiva do software da ASUS.
E no armazenamento, os dois modelos podem receber até 512 GB no padrão UFS 3.1. É tudo o que você precisa para instalar vários jogos e rodar os títulos mais exigentes, obtendo o melhor desempenho na leitura e gravação de dados.
Tela preparada para o gamer profissional
Os novos smartphones ASUS ROG Phone 6 e ASUS ROG Phone 6 Pro contam com uma tela AMOLED de 6.78 polegadas (FullHD+), com uma deliciosa taxa de atualização de até 165 Hz. Isso é música para os ouvidos dos gamers que desejam o máximo de fluidez durante a execução dos jogos.
Reforçando essa ideia de máximo desempenho para os jogos, a tela dos dois telefones possui uma taxa de amostragem ao toque de até 720 Hz. E nada de furo de câmera nessa tela: o sensor de 12 MP está integrado na borda superior do dispositivo.
Para quem pensa em aproveitar o sol do verão enquanto disputa Fortnite na praia com os amigos, os novos smartphones gaming da ASUS contam com uma taxa de brilho na tela de até 1.500 nits e proteção Gorilla Glass Victus.
Um design arrojado, como não poderia deixar de ser
E para a alegria dos gamers que pedem um design mais agressivo em um smartphone, os novos telefones da ASUS contam com linhas agressivas e LEDs na parte traseira. Até porque muitos usuários vão querer ostentar essa potência toda através da estética do dispositivo. 7
Ainda falando no design, os novos ASUS ROG Phone 6 e ASUS ROG Phone 6 Pro são grandes e pesados, o que pode incomodar a alguns usuários. Por outro lado, quem está acostumado a usar um smartphone gaming já tem o entendimento do que está por vir em dispositivos deste segmento.
E como prêmio, o gamer ainda pode utilizar os seus fones de ouvido preferidos para as sessões de jogos, já que a porta compatível está disponível no dispositivo. Além disso, o telefone recebe DUAS PORTAS USB-C: uma na parte inferior e outra no lado esquerdo. A solução pode ajudar na ergonomia dos usuários que querem carregar o smartphone enquanto jogam ou usam fones de ouvido com essa interface de dados.
Por fim, os novos ASUS ROG Phone 6 e ASUS ROG Phone 6 Pro ainda recebem uma pequena tela secundária na parte traseira, que pode projetar diferentes animações ou exibir as notificações recebidas de diferentes aplicativos de comunicação. Isso simula o comportamento das pequenas telas que alguns gabinetes de PCs gaming contam hoje.
Atenção maior para as câmeras e uma bateria dupla e generosa
Diferente das gerações anteriores dessa mesma linha de smartphones gaming, a ASUS não deixou os aspectos fotográficos em segundo plano nos novos ASUS ROG Phone 6 e ASUS ROG Phone 6 Pro.
O conjunto traseiro de câmeras dos dispositivos conta com um sensor principal de 50 MP (Sony IMX766), uma lente grande angular de 13 MP e um sensor macro de 5 MP. Tudo isso é gerenciado pelo aplicativo de câmera da ASUS, que vai ter que mostrar serviço nesses novos telefones.
E na bateria, os novos telefones contam com nada menos que 6.000 mAh de bateria, divididos em dois módulos com 3.000 mAh cada. Isso fará com que o telefone entregue uma boa autonomia de bateria, além de facilitar a vida do carregador rápido de 67W que acompanha o kit de venda (recarga completa em menos de 40 minutos).
E uma curiosidade antes de falar em preços: os dois telefones podem ser gerenciados pelo Android 12, mas o usuário pode escolher se deseja executar a ZenUI da ASUS (mais baseada no Android “puro”) ou a ROG UI (mais pensada no melhor desempenho durante os jogos) na inicialização.
E eu realmente gostaria de saber o que Marcel Campos, que sempre defendeu as interfaces da ASUS em smartphones Android, vai dizer dessa decisão.
Já sei: “é a ASUS oferecendo a liberdade de escolha para os usuários, e isso nem a Motinha, nem a Filha de Sung, nem a empresa da Maçã Mordida podem oferecer”.
E ele não estará errado se afirmar isso.
ASUS ROG Phone 6 e ASUS ROG Phone 6 Pro: valem a pena?
A ASUS não revelou os preços dos novos smartphones ASUS ROG Phone 6 e ASUS ROG Phone 6 Pro no Brasil, nem mesmo quando esses modelos vão chegar ao mercado brasileiro. Mas os preços no mercado internacional já são conhecidos e, com essas informações, podemos estimar algumas coisas.
Os novos telefones gaming da ASUS chegarão ao mercado internacional a partir de julho de 2022. Primeiro o ASUS ROG Phone 6, e depois do ASUS ROG Phone 6 Pro em agosto.
Os preços são os seguintes:
- ASUS ROG Phone 6 12GB/256GB: 1.029 euros.
- ASUS ROG Phone 6 16GB/512GB: 1.149 euros.
- ASUS ROG Phone 6 Pro 18GB/512GB: 1.329 euros.
Sem saber os preços por aqui, fica difícil dizer se os dois telefones valem a pena. Mas a boa notícia é que a ASUS tende a não pesar tanto o preço dos seus smartphones gaming por aqui, com um histórico de algumas surpresas positivas neste aspecto em alguns lançamentos.
Não vou tapar o sol com a peneira: eu sei que o ASUS ROG Phone 6 e o ASUS ROG Phone 6 Pro tendem a custar mais caro que muitos smartphones premium disponíveis em nosso mercado. E sei que estou falando o óbvio para muita gente neste momento.
Por outro lado, os dispositivos claramente entregam mais que outros dispositivos nos aspectos técnicos, e isso pode ser algo que vai pesar a favor dos telefones da ASUS.
Além disso, a ASUS vai ter que explicar melhor quais são as reais diferenças práticas que justificam a existência de dois smartphones tão similares como são o ASUS ROG Phone 6 e o ASUS ROG Phone 6 Pro.
A quantidade de RAM a mais que o ASUS ROG Phone 6 Pro possui é considerada ínfima por muita gente, e só pode valer a pena se essa versão do telefone contar com algum recurso de software específico para entregar uma experiência de uso ou desempenho diferenciados em relação ao modelo normal.
Caso contrário, a depender do preço que será cobrado pelos dispositivos por aqui, é muito mais negócio economizar algum dinheiro investindo no ASUS ROG Phone 6. A diferença de valores entre os modelos é considerável, até mesmo para quem vai pagar em euros pelo produto.
Vamos ficar de olho no lançamento nacional dos novos ASUS ROG Phone 6 e ASUS ROG Phone 6 Pro. Quem sabe mais uma boa surpresa está chegando para os gamers brasileiros.