A ASUS confirmou a janela de atualizações dos smarpthones da linha Zenfone 5 (Zenfone 5, Zenfone 5Z, Zenfone 5 Selfie e Zenfone Selfie Pro) para o sistema operacional Android 9.0 Pie.

As atualizações para as novas versões do Android são um grande diferencial que os fabricantes podem oferecer aos seus clientes. Diferencial e, na visão de muitos, obrigação das empresas. Afinal de contas, muitos desses dispositivos custam caro demais, a ponto de serem encarados como um investimento para diversas finalidades.

Por isso, a ASUS faz a sua parte, e anuncia as janelas de atualização dos modelos que, no Brasil, chegaram ao mercado no segundo semestre de 2018, mas são uma realidade para o mercado global desde o primeiro semestre deste ano. Levando em consideração que o Android 9.0 Pie foi anunciado pela Google em agosto, a empresa está na média de intervalo de atualização de boa parte dos grandes fabricantes de telefonia móvel.

 

Modelo

No. do Modelo

Agenda de lançamento do Android Pie 9.0

Zenfone 5

ZE620KL

Primeiro trimestre de 2019

Zenfone 5Z

ZS620KL

Primeiro trimestre de 2019

Zenfone 5 Selfie e Zenfone 5 Selfie Pro

ZC600KL

Primeiro trimestre de 2019

 

O novo software será distribuído de forma automática por meio de um update via FOTA (Firmware Over the Air). Quando a nova versão estiver disponível para o usuário, uma notificação será exibida na barra de status do smartphone. Então, basta tocar na notificação para fazer do download do firmware.

Quando o download for concluído, o usuário recebe uma segunda notificação, pedindo a instalação da atualização. Basta clicar em Instalar, e o procedimento de instalação será iniciado. O dispositivo vai reiniciar duas vezes durante a atualização, e você não deve desligar o dispositivo até que a tela inicial seja exibida.

O envio automático dos updates pode demorar até uma semana até ser concluído, com janelas de envio diferentes para diferentes dispositivos. Se você não receber a notificação de atualização no seu dispositivo, você pode verificar se ela está disponível para um download manual, em Configurações > Sistema > Atualização do Sistema.