Nesta semana, comemoramos os 50 anos da chegada do homem à Lua. Acredite você ou não (sim, tem gente que acha que isso não aconteceu, e que foi um filme do Stanley Kubrick encomendado pelo governo dos Estados Unidos…), esta é uma das maiores conquistas da história da humanidade, e um dos momentos definitivos do século XX.

Por dias, o mundo só falava de uma coisa, inclusive em plena guerra fria (ou até mesmo em função dela, pois a corrida espacial foi um dos mais importantes capítulos desse conflito), e a cobertura mediática do evento foi algo sem precedentes. E por causa da televisão, este foi um evento que foi acompanhado ao vivo em muitas partes do mundo. Para quem estava vivo naquela época, muitos guardam até hoje momentos especiais na memória.

 

 

O lançamento da Apollo 11, “ao vivo” no YouTube

 

 

Agora, as novas gerações tem a oportunidade de viver aquele momento histórico, graças à nova transmissão do canal norte-americano CBS, que decidiu transmitir “ao vivo” o lançamento da Apollo 11, tal e como aconteceu há 50 anos.

O canal oficial da CBS está exibindo a transmissão original, incluindo entrevistas de populares que se deslocaram até o Kennedy Space Center na Flórida e, obviamente, os anunciantes da época. As empresas foram rápidas em aproveitar o fenômeno lunar, adaptando as suas publicidades ao evento de lançamento.

No momento em que esse post já foi produzido, o lançamento já aconteceu. Mas você pode ou assistir o que está rolando nesse momento na viagem, ou voltar na linha do tempo do vídeo e rever o início da transmissão, onde aparecem declarações de várias personalidades, como o vice-presidente dos Estados Unidos.

Também é possível ver a jornada do módulo Saturn V, que levará os astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins para a órbita lunar e, daqui a quatro dias, o solo lunar.

Ou pelo menos queremos acreditar que a CBS também vai transmitir a chegada do homem à Lua pelo YouTube, porque eu quero ver isso!

Vídeo da transmissão a seguir.