Já tem um tempo que a Samsung estaria preparando um smartphone dobrável, e imagens publicadas na internet indicam que a empresa tentou o conceito no passado, em um programa denominado Projeto X.

O número do modelo do dispositivo é SM-G929F, ou seja, o dispositivo foi desenvolvido em algum momento entre 2015 e 2016 (entre o Galaxy S6 e o Galaxy S7).

 

 

Isso se corrobora pela presença do velho ícone da Play Store, e pela data do widget da tela de início, 7 de janeiro de 2015 (sempre considerando que as imagens publicadas são reais, tal e como parece).

A base principal do smartphone dobrável da Samsung é bem grossa, com a segunda tela do lado mais fino. Sua aparência e botões é uma reminiscência do Galaxy S6, e lembra os modelos mais antigos da marca. Só há uma câmera e um flash, algo típico desse design.

 

 

O projeto foi cancelado, mas a sua importância confirma que a Samsung está testando o formato. Não é uma ideia nova ou que agrada a todos, mas é uma alternativa de design diante da falta de inovação do setor, e pode se transformar no dispositivo definitivo entre smartphone e tablet de pequenas dimensões.