A nova linha de TVs que a Samsung apresentou na CES 2025 tem como principal destaque a sua tecnologia de exibição sem brilho, o que deve favorecer a sua adoção em ambientes que recebem muita luz natural.
Quem possui uma TV de OLED sabe como ela é sensível às salas de casa ou apartamentos com grandes janelas, onde o uso de uma cortina blackout é recomendado para obter bons resultados.
Além disso, as novas TVs da Samsung contam com melhorias de funcionalidades baseadas em inteligência artificial, uma tendência que outras marcas estão adotando nos seus produtos.
Neste artigo, vamos apresentar os principais detalhes sobre os novos produtos.
Sobre a tecnologia de exibição sem brilho
A Samsung está expandindo sua tecnologia de exibição fosca em telas, que foi introduzida no modelo S95D OLED. Outros modelos da marca passam a contar com o recurso, incluindo suas TVs Mini LED.
Essa tecnologia promete reduzir os reflexos indesejados de luz ambiente, mas muitos usuários temem que a funcionalidade pode comprometer a qualidade da imagem em certas condições de iluminação.
É de se imaginar que a Samsung vai oferecer ajustes de calibração e adaptação de imagem a diferentes tipos de ambientes, o que ajudaria a justificar a existência do recurso como um todo.
O modelo S95F QD-OLED é o carro-chefe dessa nova série de TVs da Samsung, pois é capaz de atingir 4.000 nits de brilho e uma taxa de atualização máxima de 165Hz, o que é especialmente atraente para gamers.
Durante a apresentação na CES 2025, a tela sem brilho da Samsung entregou bons resultados de imagem, mesmo em ambientes bem iluminados.
Mas… vamos esperar os resultados práticos nas casas dos clientes, pois temos que encarar a apresentação da Samsung como um teste controlado, ou uma demonstração meticulosamente programada.
Mais tecnologias nas telas Samsung
A linha inclui o carro-chefe 4K QN90F e dois modelos 8K. Embora as TVs 4K mantenham um tratamento brilhante, a Samsung oferece opções para consumidores que preferem telas sem brilho dentro dessa resolução de tela.
A empresa introduziu uma nova marca chamada Vision AI, que integra diversos recursos inteligentes às suas TVs.
Isso inclui AI Upscaling, Auto HDR Remastering e Adaptive Sound Pro, além de um novo recurso chamado Click to Search, que permite identificar atores e locais em cenas com um clique do controle remoto.
Outra novidade de IA dessas TVs é o Samsung Food, que reconhece alimentos na tela e sugere receitas. Já o Live Translate traduz legendas em tempo real em até sete idiomas, ampliando a acessibilidade e a experiência do usuário durante transmissões ao vivo.
A nova funcionalidade Samsung AI Home Security transforma a TV em um hub de segurança inteligente, monitorando feeds de câmeras conectadas e alertando sobre sons ou movimentos incomuns.
Isso oferece uma camada adicional de segurança para os lares, complementando os recursos já disponíveis pelo sistema independente de vigilância doméstica.
O assistente virtual Bixby recebeu melhorias, permitindo um entendimento mais contextual das solicitações do usuário e permitindo ações simultâneas, como mudar canais e ajustar o volume ao mesmo tempo.
Além disso, agora é possível controlar as TVs com o Galaxy Watch, oferecendo uma alternativa adicional ao controle remoto das Smart TVs.
A Samsung também anunciou atualizações para suas TVs de estilo de vida, incluindo a nova The Frame Pro, que combina arte e tecnologia com um novo processador e painel mini LED.
Por fim, as novas TVs da Samsung serão as primeiras a incorporar a tecnologia Eclipsa Audio, desenvolvida em parceria com o Google para rivalizar com o Dolby Atmos, prometendo uma experiência sonora mais imersiva e personalizada.
Preço e disponibilidade
A Samsung não confirmou datas e preços para as suas novas TVs, de modo que não temos essas informações para o mercado brasileiro.
Mas é de se imaginar que esses produtos vão desembarcar no mercado internacional ao longo de 2025. Até porque precisam competir com os lançamentos de TVs OLED que a LG apresentou na mesma CES 2025.