As palavras da moda no mundo dos influencers

Compartilhe

Se você está se sentindo perdido diante de tantas expressões novas e termos que nunca ouviu falar na vida, saiba que você está ficando velho. E que você não está sozinho. A internet atual recebeu uma série de termos que muita gente não entende e que precisam ser esclarecidos, até mesmo para evitar outras interpretações erradas.

Alguns termos são puramente técnicos. Já outros são gírias criadas pela geração internet. De qualquer forma, a SamyRoad, agência especializada no marketing de influencers, decidiu ajudar aos mais leigos criando um dicionário com os 20 termos que aparecem com mais frequência nas redes sociais.

Dessa forma, é possível não só reduzir os erros nas campanhas publicitárias, mas também na interpretação de textos por parte da maioria dos internautas. Tenho certeza que o glossário abaixo vai ajudar a evitar gafes e expandir o conhecimento de muita gente diante de termos que, até então, são um enorme mistério para muitas pessoas.

 

 

 

Os 20 termos mais utilizados pelos influencers (e o que eles significam)

 

 

1) ASMR: “Autonomous Sensory Meridian Response” ou “Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano”. ASMR refere-se a uma sensação agradável de parestesia ou formigamento, geralmente sentida na região do couro cabeludo, na parte de trás da cabeça ou do pescoço em resposta a algum estímulo sensorial. O fenômeno foi comparado a sinestesia auditiva-tátil. Traduzindo: é quando o seu corpo responde de forma prazerosa a um estímulo auditivo.

2) Brand Deal: colaboração entre criadores de conteúdo e marcas, ou o popular conteúdo patrocinado. O criador de conteúdo pode ser remunerado economicamente ou com o recebimento de um produto sem ônus.

3) Crush: é quando você está gostando de alguém, ou está ficando ou namorando alguém.

4) dc: “Dance Credits”. É usado no TikTok quando se reproduz uma coreografia que virou viral, dando crédito e menção aos criadores da coreografia.

5) DIY: “Do it yourself”, ou “faça você mesmo”. É quando você fabrica ou conserta um objeto por conta própria. Normalmente fazemos isso para economizar dinheiro.

6) Dupe: versão econômica de um produto ou paleta de maquiagem.

7) Fee: cachê de um influenciador digital, ou valor que se cobra para produzir e enviar um conteúdo ara a sua conta na rede social.

8) Feed: exibição de conteúdos de um perfil do Instagram ordenado cronologicamente.

9) FYP: “For your Page”, ou “para você”. É um item do TikTok baseado em um algoritmo de preferências, mostrando para o usuário conteúdos similares ao que ele mais consome no aplicativo. Os usuários etiquetam os conteúdos com essa hashtag para tentar viralizar seus vídeos.

10) Glow up: transformação drástica do físico de uma pessoa.

11) Haul: conteúdo que mostra as últimas compras realizadas, independente da temática.

12) House Tour: conteúdo que mostra a decoração de uma casa em detalhes.

13) Lookbook: coleção de imagens dos looks ou trabalhos de um influencer. Muito utilizado nos canais de moda e design.

14) Outfit: conjunto de roupas escolhido para uma ocasião específica.

15) Q&A: “Questions & Answers” ou “Perguntas e Respostas”. É quando o criador de conteúdo responde perguntas de sua audiência.

16) Roadtrip: excursão de vários dias ou semanas de carro ou em qualquer outro tipo de veículo.

17) Streaming: vídeo em tempo real que é transmitido nas redes sociais.

18) Swatches: no mundo da beleza, é uma mostra dos diferentes tons de um produto de maquiagem contrastado com o tom da pele.

19) Swipe up: link integrado nos Stories do Instagram para redirecionar o usuário para uma página web específica.

20) Unboxing: vídeo cuja finalidade é abrir um pacote solicitado ou enviado por uma marca para mostrar o seu conteúdo.


Compartilhe