Compartilhe

O YouTube apresenta novidades no seu aplicativo para smartphones de tempos em tempos, e a nova atualização recebeu pelo menos cinco mudanças importantes. O update será liberado de forma progressiva para todos os usuários, mas podemos compartilhar desde já o que tem de novo na experiência de uso do app.

A atualização entrega mudanças na configuração das legendas, novas formas de avançar um vídeo usando capítulos ou dividindo o conteúdo em diferentes partes, e o novo gesto que permite ampliar para o modo de tela completa mais rápido.

A seguir, um resumo dessas novidades no aplicativo do YouTube para smartphones.

 

 

 

Girar a tela

 

Duas novas funções estão relacionadas com o giro de tela e a ampliação do vídeo mais rápido. As novas mecânicas dispensam a necessidade de girar o dispositivo ou tocar em ícones na tela para expandir a imagem.

A primeira opção indica com uma mensagem sobreposta a opção de rotacionar e ampliar o conteúdo exibido em tela. Um pequeno botão posicionado no meio da tela vertical indica o movimento de rotação, lembrando que o usuário pode girar o conteúdo em exibição, para uma visualização mais cômoda, dependendo da orientação que ele escolheu para ver o vídeo.

 

gestures gif

 

A segunda novidade é um novo gesto. Da mesma forma que podemos avançar rapidamente o conteúdo de um vídeo com dois toques para a direita e para a esquerda, agora podemos controlar a rotação e a expansão da exibição do vídeo para a tela completa, tal e como mostra o GIF produzido pelo Google no seu comunicado de imprensa.

 

 

 

Reprodução automática e legendas

 

Alguns ícones mudaram de lugar, como a opção para ativar e desativar a reprodução automática de novos vídeos ao final do vídeo em exibição, permitindo que você assista um vídeo após o outro de forma automática, sem precisar escolher os vídeos ou ver uma lista de conteúdos sem interrupções.

 

caption and autoplay

 

Agora, esse botão está no alto da tela, junto com outros recursos como o botão de legendas, que também foi alterado para ficar dentro do menu de configurações, se posicionado junto com as opções principais. O uso de legendas no YouTube aumentou nos últimos anos, o que impulsionou a sua promoção na exibição entre as opções principais.

 

 

 

Capítulos de um vídeo

 

Os vídeos do YouTube estão ficando cada vez maiores e, em boa parte, com mais conteúdo. E ver vídeos com mais de uma hora de duração pode ser um pesadelo para algumas pessoas. Para tentar sanar o problema, a plataforma criou a opção onde o produtor de conteúdo pode inserir capítulos em um vídeo.

 

video chapters

 

Só agora este recurso está disponível para todo mundo, e os vídeos mais longos podem ser divididos em capítulos, facilitando a busca de cada segmento para quem não quer ver todo o conteúdo do vídeo em questão.

 

 

 

Conclusão

 

Estas são as principais novidades da nova atualização do app do YouTube. Também merece destaque a opção de ver o tempo restante ou já exibido de um vídeo, que agora é de livre escolha do usuário, ou programar um horário de sono para que o aplicativo lembre que você deve ir dormir e descansar.

 

 

Via YouTube


Compartilhe