Poucos elementos do iOS 18 receberam tantas modificações relevantes quanto a Central de Controle, que está com sua navegação mais fácil e intuitiva.
Esse é um item do sistema operacional do iPhone que tem uma importância maior do que os usuários podem imaginar, pois é a via de acesso rápido para alguns ajustes mais imediatos que os usuários podem aplicar no smartphone da Apple.
Para melhorar a sua relação com a nova Central de Controle do iOS 18, compilei neste artigo três dicas diretamente relacionadas com este aspecto do sistema operacional.
Dessa forma, você certamente vai se relacionar melhor (e mais rápido) com a nova versão do sistema operacional.
Navegação simplificada pela personalização
A nova Central de Controle do iOS 18 deixa tudo mais acessível para o usuário, facilitando o reconhecimento de funções similares ou ajustando os ícones de acordo com as necessidades individuais.
Agora, é possível acessar rapidamente configurações de som, música e conectividade de forma agrupada, tornando o uso mais intuitivo.
Para otimizar a usabilidade, é possível ajustar os ícones na tela principal e deslizar para outras páginas com funcionalidades adicionais.
O iOS 18 oferece uma flexibilidade maior para personalizar a interface de acordo com as suas preferências ou necessidades, deixando os itens mais úteis ou utilizados frequentemente na página principal.
Funções que raramente são utilizadas, como o compartilhamento de conexão ou chamadas WiFi, podem ser movidas para páginas secundárias da Central de Controle.
Controle de conectividade e áudio por grupos
Os controles dos aspectos de conectividade (WiFi, Bluetooth, Modo Avião) agora estão organizados em um único grupo de recursos dentro da Central de Controle.
Dessa forma, você tem o acesso aos ajustes rápidos facilitado, dispensando a necessidade de navegar pelas configurações do iOS.
Para quem precisa realizar ajustes frequentes dessas conexões, a mudança é uma mão na roda (dentada).
Desculpa, foi impossível evitar essa piada…
A nova Central de Controle do iOS 18 também inclui um agrupamento específico para os ajustes dos aspectos de som e reprodução musical no smartphone.
Com um simples deslizar de dedo, o usuário pode ajustar volumes, trocar faixas ou controlar dispositivos de áudio conectados, aumentando a praticidade na reprodução de mídia ou no uso de fones sem fio.
Atalhos rápidos e menus contextuais
Uma das novidades mais úteis dessa Central de Controle é a possibilidade de manter pressionado um botão para acessar menus contextuais.
Ao segurar o ícone da câmera, por exemplo, o usuário pode optar entre a câmera principal ou a de selfie, economizando tempo.
O design da Central de Controle foi projetado para reduzir a quantidade de toques e passos necessários para realizar ações básicas, como ajustar o brilho de tela, ativar o modo Não Perturbe e ativar a lanterna.
E por falar na lanterna, dá até para controlar o seu comportamento durante o funcionamento.
Ao tocar no ícone da lanterna na Central de Controle, uma nova janela vai aparecer, e você poderá escolher como o feixe de luz vai funcionar (feixe de luz mais curto e forte, ou mais longo, para iluminar uma superfície maior).
A ideia da Apple com todas essas mudanças é oferecer uma curva de aprendizado mais suave para os novos usuários do iOS.
Estabelecer uma organização mais lógica e intuitiva dos grupos de controle e entregar um maior nível de personalização resultam em uma adaptação mais rápida aos novos recursos, inclusive para os usuários que não estão familiarizados com o sistema operacional.
Via Apple