O Android 12 traz uma série de novidades, mas uma das mias chamativas é o seu novo sistema de personalização, o Material You. A partir de agora, é o usuário que define como será o design do telefone, com novos elementos animados, botões e outras características.
Tudo bem, ele lembra o iOS. E a ideia é mais ou menos essa. O Google entende que o design da Apple é mais amigável, e claramente se inspira nessa proposta para entregar o que o usuário do Android quer.
Neste post, vamos mostrar as principais mudanças que o Material You pode oferecer ao design do Android 12.
Remove a cor dos fundos
Essa funcionalidade permite que o fundo de tela da interface do sistema operacional se torne dinâmico, ou seja, em função da imagem que estabelecemos como o fundo de tela do Android, as cores do sistema serão ajustadas automaticamente, baseados nessas cores.
Tal mudança faz com que a parte visual do sistema operacional seja mais integrada e imersiva. Inclusive pode resultar em um menor cansaço visual em um uso a longo prazo, já que a poluição visual será menor.
Ajustes rápidos
Com o Material You, os ajustes rápidos recebem um maior volume de informações e ajustes, e são mais acessíveis para a maioria dos usuários.
Alguns itens relacionados com o Google Play foram adicionados para permitir o gerenciamento dos chips SIM presentes no smartphone, além do controle de acesso ao Google Home para controlar os dispositivos inteligentes de sua casa.
Animações renovadas
We've just found another big change coming to Android 12👀
Check out the new lockscreen open/close animation in the vid below! Credits to TG user kampotik and @kdrag0n for sharing this!
Read more here: https://t.co/y3Y7Uk6AAl pic.twitter.com/5S8k07nlbE
— XDA (@xdadevelopers) March 18, 2021
Outro elemento que sofreu mudanças drásticas no Android 12. As novas animações agora estão integradas em todos os elementos do sistema operacional, e funcionam de forma a oferecer uma maior fluidez para o usuário.
O Google integrou novos tipos de animações para todos os movimentos que o usuário realiza no Android, como scroll, toques na tela e bloqueio/desbloqueio de tela, sendo que esta última tem um agradável efeito de esmaecimento.
Quais smartphones podem utilizar esses recursos?
O Android 12 ainda está em distribuição entre os diferentes fabricantes de smartphones, e esse é o grande ponto negativo do sistema operacional móvel do Google.
Diferente da Apple, que libera as novas versões do iOS para todos os dispositivos compatíveis, o Android 12 depende da boa vontade dos fabricantes para que os usuários recebam essa versão do sistema operacional.
Ou seja, muitos de nós vamos ter que esperar sentados (ou deitados) por um bom tempo. E, ainda assim, em alguns casos, muitos usuários não vão receber a nova versão.
De qualquer forma, Mishall Rahman, membro do XDA Developers, conseguiu vasculhar o código fonte do Material You, e confirmou quais são os fabricantes que terão dispositivos compatíveis com essa proposta de design do Google:
- Realme
- Oppo
- Vivo
- Xiaomi
- OnePlus
- Motorola
- Intel
- Nokia
- Sony
- TCL
- Lenovo
Sim, eu sei… você está perguntando: e a Samsung?
A Samsung não está na lista porque tem a sua proposta de design própria, a One UI 4. E ela já implementa uma função similar de temas dinâmicos.
Ou seja, os usuários da Samsung não estão perdendo nada. Contam com algo no mínimo similar ao que o Android 12 vai oferecer para os dispositivos ao longo dos próximos meses.