Não faz muito tempo que eu escrevi um artigo para o blog para falar sobre o Linux imutável, um conceito que está se tornando cada vez mais popular entre os usuários de computador.
De forma bem resumida: o Linux imutável é aquele que não permite realizar grandes mudanças nas suas camadas mais profundas de software, o que resulta em um melhor desempenho e estabilidade do sistema operacional.
Dessa vez, quero compartilhar alguns exemplos de versões imutáveis do Linux que podem funcionar muito bem no seu computador, dependendo do tipo de uso e finalidade que você quer dar ao equipamento.
Fedora Silverblue
O Fedora Silverblue é uma variante do Fedora Workstation, e é ideal para usuários que buscam um sistema robusto e estável para o trabalho diário.
Ele utiliza a tecnologia de contêineres para gerenciar aplicações, baseando-se no Flatpak para a instalação de software de desktop e no Podman para o uso dos aplicativos dentro dos já mencionados contêiners.
Dessa forma, os usuários podem manter um sistema operacional que é consistente e seguro na maior parte do tempo, minimizando o risco de conflitos entre pacotes e facilitando a instalação de atualizações.
Vanilla OS
Essa é uma distribuição baseada no Ubuntu que oferece uma experiência de usuário simples e direta, utilizando o GNOME como seu ambiente de desktop principal.
O Vanilla OS é destinada a usuários finais que desejam um sistema Linux moderno e fácil de usar, se destacando pela sua interface intuitiva e pela facilidade de instalação de software.
É uma excelente opção de Linux para aqueles que estão começando no sistema operacional.
SteamOS
Esse aqui é, talvez, o mais conhecido de toda a lista.
O SteamOS é uma distribuição baseada em Debian e desenvolvida pela Valve. É totalmente otimizada especificamente para jogos.
A versão foi projetada para ser o sistema operacional padrão do console portátil Steam Deck. Ele oferece uma experiência de jogo fluida, com acesso direto à plataforma Steam e compatibilidade com uma ampla gama de hardware.
É uma distro popular entre gamers que buscam uma solução dedicada para o entretenimento eletrônico em alta performance e de forma descomplicada.
Endless OS
Uma das minhas distribuições imutáveis do Linux preferidas.
O Endless OS é uma distribuição voltada para usuários em ambientes educacionais, ou para aqueles que contam com acesso limitado à Internet.
Com um conjunto abrangente de aplicativos e conteúdos específicos para a área de educação pré-instalados no sistema operacional, essa distro é ideal para estudantes e professores que precisam de recursos disponíveis offline.
A interface amigável e as ferramentas integradas fazem do Endless OS uma opção valiosa para comunidades em desenvolvimento.
openSUSE MicroOS
A openSUSE MicroOS é uma versão imutável do openSUSE, projetada para ambientes de servidor e aplicações de contêineres.
Ela é focada em administradores de sistemas e usuários que necessitam de uma base estável e segura para microserviços e dispositivos IoT.
Essa distro oferece atualizações contínuas e um gerenciamento eficiente de recursos, com robustez e segurança que tornam da openSUSE MicroOS uma escolha confiável para implementações críticas.
NixOS
Por fim, a NixOS, uma distribuição que se destaca pelo seu gerenciador de pacotes Nix, que permite que todo o sistema, desde a seleção de software até a configuração, seja gerido de maneira declarativa através de arquivos de configuração.
É uma característica que favorece aos usuários que valorizam a capacidade de criar ambientes altamente controlados e reproduzíveis.
O NixOS é ideal para desenvolvedores e administradores que desejam um controle total sobre suas configurações de sistema.