Assim como aconteceu com os serviços de telefonia móvel nas modalidades pré-paga e pós-paga, a Anatel divulgou os resultados da Pequisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2018 para as operadoras de banda larga e TV por assinatura. E os resultados foram parecidos, com as operadoras locais alcançando notas maiores do que as gigantes do setor.

Empresas como Copel e Unifique ficaram no topo da lista entre os usuários de internet fixa. Já nos serviços de TV por assinatura, Nossa TV e Cabo estão na liderança. NET e Oi ficam na lanterna das respectivas listas.

Mais uma vez, é preciso lembrar ao leitor que as listas foram formuladas pegando como base uma pesquisa de opinião junto aos usuários dos serviços, e não entram na avaliação os critérios técnicos para cada uma das operadoras, incluindo as tecnologias empregadas por cada uma delas para oferecer o mesmo serviço. Os usuários são questionados a opinar a partir da percepção dos mesmos sobre o funcionamento da TV por assinatura, clareza na cobrança, velocidade de internet, qualidade de atendimento e outros fatores.

Dito isso, vamos ver as notas.

 

 

Internet banda larga fixa

Copel: 8,35
Brisanet: 7,89
Unifique: 7,64
Cabo Telecom: 7,45
TIM: 7,24
Multiplay: 7,17
Algar: 6,89
Sercomtel: 6,83
NET: 6,62
Vivo: 6,48
Hughes: 6,19
Oi: 5,88
Sky: 5,87

A maioria das operadoras elevou a média das notas, com exceção da TIM, que reduziu a sua nota enquanto expandiu o seu serviço. Copel, Hughes, Multiplay e Unifique aparecem pela primeira vez no ranking.

A seguir, a avaliação das operadoras por estado:

NET: Acre, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Rio Grande do Sul, Sergipe, Tocantins
Vivo: Alagoas, Minas Gerais, Paraíba
TIM: Rio de Janeiro, São Paulo
Brisanet: Ceará, Rio Grande do Norte
Copel: Paraná
Unifique: Santa Catarina

Amapá e Roraima elegeram a Oi como ‘melhor operadora’ porque ela foi a única a ser avaliada nos dois estados.

 

 

TV por assinatura

Nossa TV: 9,02
Cabo Telecom: 7,89
Claro: 7,63
Sky: 7,45
Vivo: 7,35
Oi: 7,23
Algar: 6,97
NET: 6,78

A seguir, onde cada operadora recebeu a maior nota por estado:

Claro: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte
Sky: Goiás, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe
Oi: Alagoas, Paraíba, Piauí
Nossa TV: Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo
Vivo e NET: nenhum estado

Acre, Amapá, Roraima e Tocantins tiveram a Sky em primeiro lugar, pois só esta operadora foi avaliada pela Anatel.

 

Via TeleSíntese, TeleSíntese