Com o fim da sincronização automática de fotos no Google Drive, alguns usuários começaram a se preocupar em encontrar formas mais eficientes para enviar as suas fotos e vídeos para a nuvem. Todas as principais opções disponíveis no mercado oferecem alguns (poucos) gigas de armazenamento gratuito, mas algumas opções com assinatura mensal ou anual.

Para verificar qual é a opção que pode ser a mais adequada para você, compilamos as alternativas dos serviços mais populares.

 

 

As melhores alternativas para enviar fotos e vídeos para a nuvem

 

O serviço mais versátil é o Amazon Drive, que oferece entre 100 GB e 30 TB de armazenamento, em saltos que vão de tera em tera. 30 GB na nuvem podem parecer muito para armazenar fotos e vídeos, especialmente por causa do valor cobrado por isso. Logo, encare essa opção como um investimento profissional a sério.

As outras opções são: Dropbox, Google One, OneDrive e MEGA, já que todos não contam com planos com armazenamento em quantidade muito exagerada, os preços são acessíveis e contam com aplicativos móveis e de desktop, tornando a troca de arquivos muito mais simples. Todos os planos contam com envio automático de fotos e vídeos quando nos conectamos em uma rede WiFi.

O OneDrive tem um ponto a seu favor, que é o plano Office 365 Personal, com 1 GB de armazenamento + o Office 365 e os aplicativos de escritório para PC, macOS e smartphones. Ter essa assinatura pode valer a pena. E o serviço ainda oferece o plano de 6 TB para compartilhamento entre vários usuários.

O Samsung Cloud e o Huawei Cloud são dois serviços pensados para serem usados quase de forma exclusiva nos smartphones. Não contam com software de escritório nem aplicativos para iOS, mas podem ser úteis para aproveitar o espaço gratuito para cópias de segurança pontuais, mas em termos gerais não competem com as demais alternativas.

Já o iCloud oferece 2 TB em troca de um pagamento mensal, e é a melhor opção para quem quer se manter no ecossistema da Apple. Por outro lado, você não consegue mais do que 2 TB dentro do serviço.

 

 

Não quero pagar. Tem alguma opção gratuita?

 

Você pode simplesmente estar procurando uma plataforma para subir fotos e vídeos para sempre ter a mão, mesmo perdendo um pouco de qualidade? Pois saiba que existem pelo menos duas opções para você.

Os assinantes do Amazon Prime podem acessar de graça o Amazon Fotos, que permite o armazenamento de fotos e vídeos de forma ilimitada e sem perda de qualidade. É claro, você precisa ser cliente do Amazon Prime, mas esta é uma das vantagens para os assinantes, além do Twitch Prime ou Prime Video.

Já o Google Fotos continua funcionando, com armazenamento ilimitado de fotos e vídeos, atuando como a galeria padrão para os dispositivos com Android One e está pré-instalado em todos os smartphones Android. Você pode subir as imagens sem limites, em troca de comprimir um pouco o arquivo.

A resolução máxima das fotos é de 16 MP, e o vídeo é reduzido para a resolução Full HD. Porém, a perda de qualidade não é percebida, sendo mais que suficientes para a maioria das pessoas utilizarem as imagens para as mais diversas finalidades. Logo, o Google Fotos ainda é uma das opções mais recomendadas. Só não consegue mais enviar as fotos de forma automática. Tudo agora é manual.