Compartilhe

A quinta temporada de Silicon Valley está em exibição na HBO. É uma das séries mais divertidas da atualidade, mostrando o mundo da tecnologia e as paródias sobre startups e empreendedores.

Nesse post, vamos mostrar as peculiaridades de sua sequência de abertura que, com o passar dos anos, refletiu as mudanças do setor, alinhando essas mudanças ao tom bem humorado da série.

Detalhe: a sequência de abertura dura apenas 10 segundos, e entrega muito movimento e easter eggs, o que gera algumas discussões em torno da série, com referências inclusive às polêmicas atuais dentro do setor (o logo do Facebook com as letras em russo, por exemplo).

 

1a Temporada

 

 

É uma obra prima, que combina com tom satírico o cenário corporativo e em constante transformação da meca tecnológica. Aqui, vemos gigantes do setor como Google, Yahoo, HP, Facbeook e Apple (essa última, construindo seus novos escritórios), além de símbolos decadentes, como o logo do Napster e o desaparecimento de MySpace, Netscape e Silicon Graphics.

As demais empresas que aparecem nessa abertura:

Zynga
YouTube
Pets.com
Intel
Twitter
Adobe
LinkedIn
PayPal
Android
Chrome
AOL
Oracle
Blogger
Energy Pod

 

2a Temporada

 

 

Aqui, começamos a ver as mudanças aplicadas pelos criadores da série para transformar a abertura em algo importante e relevante. O globo do Napster foi substituído pelo logo do Uber. O Facebook cresce, e fica acima dos logos do WhatsApp e Oculus, refletindo suas aquisições. No edifício do Yahoo, o logo diminui de tamanho, e aparece o Alibaba.

As demais empresas que aparecem na sequência são:

All Things D
Re/code
23andme
Clinkle
Appcelerator
Anybots

 

 

3a Temporada

 

 

Uma das mudanças mais importantes da série, com gráficos melhorados e novas empresas e segredos, refletindo as mudanças do mundo da tecnologia. A Amazon aparece pela primeira vez, com seus drones autônomos. Vemos também caminhões da Soylent, pessoas saltando do alto do logo do Twitter, deixando a empresa antes de sua queda. Pela primeira vez aparece o logo da Alphabet acima da Google, e a Tesla chega a ocupar o prédio da Apple. O logo do Yahoo está cada vez menor, e o da Alibaba cada vez maior. Os globos do Uber e da Lyft se chocam, mostrando a concorrência entre as duas.

 

 

4a Temporada

 

 

Mais mudanças importantes. Pela primeira vez aparece a Reddit, o PayPal tem um novo logo, LinkedIn, Dropbox, Yelp, Wunderlist, Airbnb, Slack, Twitch, Nest se fazem presentes, e o Pinterest ganha um novo prédio. De novo vemos o drone da Amazon, mas com novo design, o logo da Zynga fica oculto entre as sombras, o fantasma do Snapchat está mudando de lugar, o logo do Vine como parte do Twitter quase desaparecido, e o globo do Uber maior e em novo formato.

O globo da Lyft segue crescendo, e um novo globo com o logo de DiDi Chuxing aparece pela primeira vez, voando sobre Uber e Lyft. Pela primeira vez aparece a Samsung, construindo logo atrás da Apple. Pessoas transitam com óculos de realidade virtual e jatos levam dinheiro para a Oculus.

 

 

5a Temporada

 

 

A mais divertida referência é a do Facebook, que está com logo maior e substituído por uma versão com letras russas. O logo do Coinbase também estreia na série, assim como o símbolo do LiteCoin e do Ethereum, entrando de vez no tema das criptomoedas. Os caminhões elétricos da Tesla estão por todos os lados, com alguns poucos da Soylent.

Os drones da Amazon voltam a aparecer, mas levando pacotes da Whole Foods e da Prime. Yahoo e Alibaba desaparecem, assim como a ascensão ao logo do Twitter. O Apple Park está finalizado.

Por fim, Uber e Lyft são empresas mais estabelecidas, deixando de serem globos e assumindo os edifícios que eram da Slack e Theranos. Entre as duas empresas, há uma ponte onde pessoas saem do prédio da Uber e vão para a Lyft, e o prédio da Uber libera dinheiro pelas janelas, mostrando os seus problemas legais e perdas financeiras.


Compartilhe