Compartilhe

DOCX e DOC são os formatos de arquivo mais utilizados pelo Microsoft Word, e nesse post, explicamos a diferença entre eles e qual você deve usar para deixar os seus documentos compatíveis com outras plataformas.

 

 

A história da migração do DOC para o DOCX

O DOC foi o principal formato do Microsoft Word até o Word 2007, que foi quando o DOCX nasceu, melhorando o conceito desse formato, entregando arquivos menores e menos propensos aos erros por corrupção.

O formato DOC foi utilizado por mais de 30 anos, desde a primeira versão do Microsoft Word para o MS-DOS. É um formato proprietário da Microsoft, que só era suportado pelo Word. Isso mudou em 2006, quando as especificações do DOC foram abertas para que mesmo se tornasse compatível com outros processadores de texto alternativos.

A natureza fechada do DOC fez com que a Microsoft dominasse com mão de ferro o segmento de softwares de escritório, já que os profissionais eram obrigados a pagar pelo Microsoft Office para visualizar os arquivos dos seus clientes sem problemas. A pressão por parte do Open Office forçou a liberação do formato DOC. Porém, algumas das funções mais avançadas do formato ainda eram exclusivas do Word, impedindo assim uma compatibilidade em 100%.

A concorrência pressionava cada vez mais, e a Microsoft foi obrigada a adotar um formato mais aberto. Assim, nasceu o DOCX, ao lado dos seus irmãos XLSX E PPTX, para Excel e PowerPoint respectivamente. Os novos formatos foram apresentados no pacote Office Open XML, por serem baseados na linguagem Extensible Markup Language, mais eficiente como um todo.

 

 

Por que você deve usar o DOCX

DOCX, XLSX e PPTX são 100% compatíveis com as versões do Office 2007 e superiores, mas a Microsoft já adicionou a compatibilidade delas com as versões anteriores do Office. Isso torna esses formatos como referência na hora de salvar documentos. Sua natureza aberta permite que os mesmos sejam visualizados sem problemas por outros aplicativos de escritório.

Hoje, você só continua a usar o DOC para recuperar documentos muito antigos, ou se você ainda precisa trabalhar com versões do Office muito velhas, algo que é muito pouco provável que esteja acontecendo.


Compartilhe