Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | As diferenças entre MIUI 13 e MIUI 14

As diferenças entre MIUI 13 e MIUI 14

Compartilhe

A atualização da capa de personalização dos smartphones da Xiaomi é muito esperada por uma boa parcela dos proprietários dos telefones da empresa e dos modelos de suas marcas irmãs, POCO e Redmi. Isso é, desde que o dispositivo seja compatível com a MIUI 14.

A nova versão da capa de personalização da Xiaomi não apenas promete entregar uma experiência de uso mais ajustada para os dispositivos dos usuários, como também deve corrigir alguns problemas presentes na MIUI 13 até hoje.

Por isso, vale a pena conhecer quais são as principais diferenças que a MIUI 14 vai entregar em relação à MIUI 13.

 

Nem tudo está no melhor desempenho

É evidente que a maioria das atualizações entregues nos diferentes smartphones Android disponíveis no mercado tem como principal objetivo melhorar o desempenho do telefone.

As atualizações entregam novos recursos, uma maior otimização com diferentes perfis de hardware, e as correções para problemas presentes na versão anterior do sistema operacional.

Porém, não podemos centrar toda a nossa atenção nos novos recursos ou no possível melhor desempenho que o telefone pode entregar após a atualização de software. A evolução que a MIUI 14 pode oferecer nas suas funções e opções do sistema podem ser aquilo que estava faltando para obter uma experiência de uso mais completa.

As grandes atualizações do Android carregam alguns dos principais elementos e recursos novos que os fabricantes decidem adicionar neste software, e essas novidades podem fazer toda a diferença na experiência de uso e na segurança do dispositivo.

No caso específico da MIUI 14, as mudanças também estão centradas na resolução dos problemas pendentes na MIUI 13, e isso é ainda mais importante do que receber recursos novos.

Tenha em mente que o seu dispositivo vai receber melhorias em vários aspectos, mas a integridade geral do sistema e dos seus dados devem ser a prioridade na decisão em instalar o novo software no seu dispositivo o quanto antes.

A partir de agora, vou compartilhar com você as principais novidades que a MIUI 14 vai entregar aos usuários de smartphones Xiaomi, Redmi e POCO, nos dispositivos que são compatíveis com a nova versão da capa de personalização do sistema operacional.

 

Menos aplicativos padrão previamente instalados

Muitos usuários não estavam satisfeitos com a grande quantidade de aplicativos que a Xiaomi deixava como itens pré-instalados ou padrão nos seus smartphones, pois vários desses apps eram simplesmente inúteis.

A Xiaomi ouviu cada uma das reclamações e pedidos para que boa parte desses aplicativos fossem eliminados da MIUI 14. Dessa forma, os dispositivos passam a ter uma maior capacidade de espaço livre para armazenamento de dados pessoais e aplicativos de terceiros de escolha dos usuários para instalação.

Além disso, um menor número de ferramentas que poucos usuários realmente adota no seu dia a dia ficam disponíveis. E a promessa aqui é que a MIUI 14 marque um divisor de águas para o sistema operacional dos telefones da Xiaomi, Redmi e POCO.

 

Desempenho superior

Já falamos sobre isso neste conteúdo.

Um dos principais objetivos da Xiaomi com a MIUI 14 é entregar ganhos de desempenho que sejam drásticos nos smartphones Xiaomi, Redmi e POCO.

Com a nova versão do sistema operacional da empresa, será possível fazer com que o smartphone funcione pelo menos 50% mais rápido do que com a MIUI 13, ao mesmo tempo em que o dispositivo vai entregar uma eficiência energética 22% maior.

Considerando que essa é uma mudança de software mais sensível, podemos dizer que esses números prometidos pela Xiaomi são consideráveis. É um ganho de performance que certamente vai afetar a experiência de uso e a velocidade do sistema operacional.

 

Um novo menu para os widgets

Os widgets são elementos muito utilizados pelos proprietários de smartphones Android, e quem tem um telefone da Xiaomi gosta de utilizar esses itens para não ter que perder tempo abrindo os aplicativos de forma direta.

A MIUI 14 vai receber o aplicativo Bóveda, que já estreou na MIUI 13. Agora, esse recurso desembarca em escala global, e pode oferecer diferentes métodos de personalização da tela inicial do seu telefone.

 

Reconhecimento de texto em fotos da galeria

Por fim, a Xiaomi decide se inspirar na Apple e oferecer na MIUI 14 uma característica que está presente no iOS e ajuda na hora de facilitar a vida na produtividade e reconhecimento de informações em fotos.

Agora, a MIUI 14 pode reconhecer o texto de imagens salvas na sua galeria de fotos, permitindo assim uma maior interação com essas informações.

Ou seja, você pode copiar e colar o conteúdo de uma imagem para outro aplicativo de forma fácil e simples, oferecendo assim mais um elemento de produtividade, ou mais um argumento relevante para que você dê o salto da MIUI 13 para a MIUI 14, caso o seu dispositivo seja compatível com a nova versão da capa de personalização da Xiaomi.


Compartilhe