As diferenças entre launcher e ROM no celular | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia As diferenças entre launcher e ROM no celular | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | As diferenças entre launcher e ROM no celular

As diferenças entre launcher e ROM no celular

Compartilhe

Sim, amigo leitor fã da Xiaomi… existem diferenças entre um launcher e uma ROM customizada. E a maioria dos usuários não sabia disso.

Por isso que blogs como o TargetHD.net dedicam o seu tempo para produzir artigos mostrando as diferenças entre uma coisa e outra. E é importante que você conheça essas diferenças, para que você possa tomar a melhor decisão possível para o seu cenário.

Neste post, vamos mostrar as principais diferenças entre instalar um launcher e uma ROM no seu smartphone Android. E já deixo um #SPOILER antes mesmo de entrar no assunto: temos aqui conceitos muito diferentes.

 

 

 

Diferenciando um do outro

Launcher é um lançador, ou seja, é um software que abre todos os aplicativos instalados no smartphone. Já o ROM é o próprio sistema operacional do smartphone, gerenciando todos os recursos de hardware e software, incluindo a sua interface gráfica.

Os dois elementos estão combinados, ou seja, um está atrelado ao outro, e são fundamentais para o funcionamento do smartphone como um todo. Mas eles contam com funções específicas no dispositivo.

 

 

 

Quais são as diferenças?

O primeiro diferencial entre os dois conceitos é que um launcher pode ser customizado de forma mais fácil, permitindo a modificação de diversos aspectos visuais do dispositivo, customizando algumas das funcionalidades relativas à interface de usuário. Ou seja, uma mudança que é muito mais estética do que de recursos e configurações.

Já a ROM tem maior protagonismo no dispositivo, combinando uma série de elementos que são fundamentais para o funcionamento do smartphone. Por isso, sua instalação no dispositivo é bem mais complexa, e não pode ser realizada por qualquer usuário (é preciso ter conhecimentos específicos sobre o assunto para não inutilizar o telefone durante o processo).

De qualquer forma, também é possível encontrar diferentes possibilidades de customização do telefone, mas em um estágio bem mais aprofundado e com resultados mais profundos, que podem inclusive melhorar (ou piorar) o desempenho do telefone, dependendo dos elementos que serão alterados.

Ao usar uma ROM customizada, você pode ir aos dois extremos: ou tem um Android com vários recursos adicionais e totalmente personalizado para atender as suas necessidades mais específicas, ou fica com um sistema operacional limpo, apenas com o essencial e sem aplicativos desnecessários.

Tudo vai depender do que você deseja com o dispositivo.

 

 

 

Como instalar um Launcher e uma ROM

Como disse um pouco antes neste post, instalar um Launcher é algo muito simples, e pode ser feito em poucos segundos. A grande maioria das interfaces de usuário customizadas está disponível na Google Play Store, e basta você fazer o download e a instalação da sua opção preferida, e ela será configurada no seu telefone rapidamente.

Por outro lado, o processo de substituição da ROM em um smartphone é algo muito mais complexo, onde o usuário precisa de uma boa dose de experiência nessa área. É sempre importante reforçar isso para tentar convencer os menos experientes a não tentar o procedimento.

E, mesmo assim, quem vai tentar instalar uma ROM customizada no smartphone precisa dominar por completo o procedimento, além de realizar cópias de segurança e utilizar diferentes programas para concluir o processo com sucesso.


Compartilhe