O Windows 10 May 2019 Update já é uma realidade. É distribuída de forma progressiva, e os mais apressados podem realizar o download de forma manual, via Windows Update. Mas sempre com moderação, pois o software já apresentou os seus primeiros problemas.

Se vale a pena atualizar ou não nesse momento? Isso é relativo, mas eu recomendo que espere um pouco em nome da estabilidade. Mas para ajudar na decisão dos indecisos e oferecer um maior volume de informação, revisamos nesse post as cinco características mais chamativas do Windows 10 May 2019 Update.

 

 

Windows Sandbox

 

Uma área virtual, segura e isolada do sistema operacional principal, livre de riscos para a instalação de máquinas virtuais para testes de software de todos os tipos. O Windows Sandbox oferece acesso a um ambiente leve e criado especificamente para executar aplicativos com segurança. A função está integrada ao Windows 10 Pro e Enterprise, e dispensa downloads adicionais. Basta ativar nas características do Windows ou buscar por Windows Sandbox no menu iniciar.

 

 

Novo menu iniciar

 

Agora, quando você passa o ponteiro do mouse em cima dos ícones laterais, o Windows exibe automaticamente uma barra de menu que diz para que aquele ícone serve. Além disso, você pode agrupar aplicativos em pastas, mas também desconectar grupos completos de apps em apenas um clique, sem precisar liberar um por um.

Mas a principal novidade está no desempenho. Pela primeira vez, o menu iniciar terá o seu próprio processo independente da Shell, ou seja, se o explorador trava, isso não afeta o menu iniciar e vice-versa, onde os problemas com o menu iniciar não afetam o restante do sistema operacional, já que conta com o seu processo único (StartMenuExperienceHost.exe). Por causa disso, o menu iniciar ficou mais rápido e mais confiável.

 

 

Busca livre do Cortana

 

O mecanismo de busca se divorciou do Cortana, assistente de voz da Microsoft. Ambos não estão mais juntos no buscador do Windows 10. Assim, a experiência das duas ferramentas ficou mais eficiente, com uma busca por texto mais rápida com o novo indexador, e o Cortana quase ficará limitado às operações de voz.

 

 

Tema claro

 

O Windows 10 May 2019 Update entrega um tema claro de verdade para o Windows 10, com uma barra de tarefas completamente branca e outros elementos que ficam nitidamente claros. O tema normal do Windows 10 era considerada a opção “clara”, mas agora passa a ser chamado de “tema luminoso”. Agora, os apps do Windows 10 também contam com ícones negros para oferecer um contraste, e um novo papel de parede foi adicionado (esses recursos devem ser ativados manualmente).

 

 

Novo Windows Update

 

Por fim, um alívio para muita gente que temia a forma como o Windows 10 trabalhava com as suas atualizações. Agora, você verá um novo ícone na barra de tarefas que avisa que um novo update estava disponível, com o Windows Update precisando de sua atenção.

Na configuração do Windows, encontramos novidades como a possibilidade de pausar atualizações rapidamente por até sete dias com apenas um clique, inclusive no Windows 10 Home. Sem falar que as atualizações não serão baixadas e instaladas automaticamente. O Windows Update vai sempre perguntar antes de realizar o download e a instalação de updates, exceto quando você levar muito tempo para atualizar, e o sistema já considere que está perto do fim do suporte da versão do Windows 10 que você está utilizando.

 

O Windows 10 May 2019 Update conta com muitas outras novidades, que vamos compartilhar com vocês como passar do tempo. Mas de forma imediata, essas são as cinco novidades que mais se destacam.