As cinco melhores funcionalidades do Android 11

Compartilhe

O Android 11 Beta 11 tem muitas funções ocultas que ainda são exploradas pelos desenvolvedores. Porém, pelo menos cinco novos recursos que ficaram bem no mainstream da apresentação do Google já chamam atenção de todos.

É claro que o Android 11 esconde mais surpresas, mas nesse post vamos mostrar cinco características no novo sistema operacional que já estão encantando aqueles que estão testando o novo software.

 

 

 

Os novos controles rápidos

 

 

Pressione de forma prolongada o botão de liga/desliga do seu smartphone, e a nova tela de controles rápidos aparece. Nessa tela, encontramos opções de controle de energia na parte superior, oferecendo acessos diretos aos cartões do Google Pay e cartões de embarque, além dos controles rápidos para os dispositivos do lar inteligente.

Os dispositivos vinculados ao Google Assistente podem ser acessados de forma simples, como termostatos, alto-falantes inteligentes e até câmeras de vigilância, e sem precisar abrir o aplicativo principal. É possível adicionar ou remover dispositivos do seu lar inteligente tocando o botão de menu e selecionando agregar ou editar controles.

 

 

 

As bubbles são potencialmente úteis

 

 

Tal recurso era para estrear no Android 10, mas só agora estreia no sistema operacional do Google. São similares às bolhas do app do Facebook Messenger: quando ativo, um pequeno avatar com uma bolha aparece na tela por cima de qualquer aplicativo em uso. Toque no avatar, e uma pequena janela abre para você ler e enviar novas mensagens naquela conversa, mas sem abrir o aplicativo em questão.

Você pode mover a posição da bolha na tela, ou arrastá-la na parte inferior da mesma para eliminá-la. Ele ainda não funciona por completo no Beta 1 do Android 11, mas o recurso tem enorme potencial para a versão final.

Para usar o Bubbles em uma conversa, um pequeno ícone no canto superior direito aparece na notificação. Ao tocar no ícone, a bolha é acionada para essa conversa. Outra forma para ativar o recurso em conversas específicas é pressionar de forma prolongada em uma notificação e marcar a conversa como prioridade. Isso não só ativa a bolha, mas também permite que a conversa ultrapasse o bloqueio do Não Perturbe, garantindo que você não perca nenhuma mensagem.

 

 

 

As novas sugestões de aplicativos

 

 

Tão logo você instala o Android 11, você vai receber uma sugestão para habilitar a sugestão de aplicativos na tela inicial. Aceite, pois isso é algo genial.

Antes, o Android fazia sugestões sobre os aplicativos que o sistema acredita que você quer usar. No Android 11, temos agora uma fila de sugestões de aplicativos na parte inferior da tela inicial.

Os apps contam com uma borda brilhante ao seu redor, que mudam com frequência quando você retorna para a tela de início enquanto você usa o seu telefone. Você pode manter pressionado qualquer um dos ícones do aplicativo para conectar essa sugestão na sua tela de início.

Também é possível bloquear os apps para que eles não apareçam como sugestão se você não quer que ele apareça, já que você usa outro aplicativo para aquele recurso.

Para acessar e personalizar essas sugestões, mantenha pressionada a tela de início e selecione Configuração de Início > Sugestões. Aqui, você pode controlar as sugestões na caixa de aplicativos e na tela de início, ou bloquear os apps que vão aparecer nessa lista.

 

 

 

Os novos controles de mídia

 

 

A nova interface de controle de música tem uma aparência incrível. No lugar dos controles de reprodução se parecerem com mais uma notificação qualquer, ele agora está no painel de Configurações rápidas na parte superior da tela.

Quando você interage com elas, há uma nova opção para controlar onde a música está em reprodução. Por exemplo, se você está usando o Pixel Buds 2 e um Nest Hub, ele pode alternar rapidamente entre os dois dispositivos com poucos toques.

 

 

 

Gravar a tela de forma nativa

 

 

A ferramenta Screen Record pode ser encontrada no painel de Configuração Rápida depois de instalar o Android 11. Se o recurso não está visível, clique no ícone de lápis para agregá-lo ao seu painel de configurações.

Toque no ícone para Gravar a tela, e selecione se o seu microfone deve gravar o áudio e se as suas interações por toque devem aparecer no vídeo. Para parar a gravação, toque na notificação para salvar o vídeo, que será agregado ao álbum de imagens da câmera para ser editado e compartilhado em um momento posterior.


Compartilhe