Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » As alternativas para os computadores não compatíveis com o Windows 11

As alternativas para os computadores não compatíveis com o Windows 11

Compartilhe

windows 11 logo teaser

O Windows 11 chegou, mas não é para todos. Muitos computadores (em muitos casos, com boas configurações) não serão compatíveis com o novo sistema operacional da Microsoft, muito em parte por causa do TPM 2.0, algo que já explicamos algumas vezes no blog.

Neste post, vamos mostrar quais são as alternativas reais ao Windows 11 neste momento. Sim, amigo leitor: seu computador pode seguir funcionando com outros sistemas operacionais, o que é ótimo para evitar que um bom equipamento fique obsoleto antes do tempo.

 

 

 

Windows 10

 

 

A escolha mais natural, já que a Microsoft vai oferecer suporte para a versão até o dia 14 de outubro de 2025.

O Windows 10 vai seguir funcionando sem maiores problemas, e recebendo grandes atualizações de segurança e de funcionalidades.

Ou seja, você tem pelo menos uns três anos para economizar dinheiro e comprar um bom notebook novo no futuro.

 

 

 

Linux

 

linux como alternativa ao windows 11

 

A alternativa para quem se decepcionou com a Microsoft.

Qualquer computador que hoje conta com o Windows 7 ou superior pode executar a grande maioria das distribuições GNU/Linux atuais, e uma ótima alternativa para equipamentos que não possuem recursos como UEFI, Secure Boot ou TPM.

Por ser de código aberto e totalmente gratuito, é uma solução econômica e perfeita para quem não pode investir em um novo computador.

 

 

 

Chrome OS ou Chromium OS

 

 

Uma das melhores alternativas para quem depende de conectividade constante.

O sistema operacional do Google pode ser utilizado em praticamente qualquer computador que hoje roda o Windows 7 ou superior, uma vez que possui exigências de especificações de hardware mais modestas.

O Chromium OS é o projeto de código aberto desse sistema operacional, e pode funcionar em computadores com ARM ou x86, tanto com chips Intel como AMD. Vale a pena dar uma chance.

 

 

 

macOS

 

 

O hackintosh ainda existe, e pode ser útil nesse momento para ressuscitar o seu bom computador que foi esnobado pelo Windows 11.

Apesar do cenário ser mais complicado para esta prática (agora que a Apple adotou o ARM), ainda é possível instalar o macOS em computadores que não pertencem à gigante de Cupertino, com um pouco de estudo e prática das técnicas para instalação do software nos computadores.

Pense que pelo menos 10% dos usuários de computadores no mundo são adeptos do macOS, e são pessoas fiéis ao software.

 

 

 

Outras alternativas mais “exóticas”

 

 

Alguns sistemas operacionais de código livre podem atuar como soluções alternativas ao Windows, Linux e macOS.

São opções gratuitas como o FreeBSD, FreeDOS e OpenBSD que podem entregar uma sobrevida interessante ao seu computador.

Talvez o grande problema desses sistemas operacionais alternativos é que justamente pela sua baixa adesão é que poucos softwares são desenvolvidos para eles.

Mesmo assim, não deixam de ser alternativas para manter o seu computador funcionando por mais algum tempo.

 

 

 

O que realmente importa é…

O mais importante no final das contas é não deixar que o mercado imponha quanto tempo o seu dispositivo de tecnologia será útil para você.

A decisão da Microsoft em estabelecer um tempo de vida limite para muitos bons computadores disponíveis no mercado é algo no mínimo questionável, e muitos esperam por mudanças nessa decisão.

Mas se nada mudar, é importante saber que outras alternativas existem para que você continue a utilizar de forma eficiente seu computador.


Compartilhe