Você está em | Home | Especial | As 10 tecnologias que definiram os anos 90

As 10 tecnologias que definiram os anos 90

Compartilhe

Confesso que essa é a década mais difícil para se estabelecer apenas 10 escolhas. Mas também é a década que eu vivi toda a revolução tecnológica de forma mais intensa. Foi onde me descobri de vez como um geek que ama esse universo.

Foram nos anos 90 que o meu pouco dinheiro começou a ver os primeiros dispositivos eletrônicos que comprei com o esforço do meu trabalho. Foi também a década que testemunhou me despertar para a música de forma racional, indo de Nirvana até Spice Girls em poucos segundos por causa da MTV.

A partir de agora, vou apresentar, de forma bem resumida, as 10 tecnologias que definiram os anos 90, em uma lista que, dessa vez, tem no seu primeiro item o mais importante.

 

As 10 referências tecnológicas dos anos 90

  • A Internet: A década de 1990 marcou a chegada da Internet, com o som característico do modem simbolizando uma nova era de comunicação e exploração online. Plataformas como ZAZ (hoje, Terra) e Universo Online (hoje, UOL) permitiram interações globais, mudando a forma como as pessoas se conectavam e compartilhavam informações. É, sem sombra de dúvida, a inovação tecnológica mais relevante da década.

  • O telefone celular: Os celulares, inicialmente luxuosos, tornaram-se acessíveis e se transformaram em símbolos de status. Modelos como Nokia 3210 e Nokia 1100 revolucionaram a comunicação com mensagens SMS (o avo do WhatsApp), introduzindo uma nova linguagem cheia de abreviações. Hoje, ter um smartphone só é algo possível porque o celular veio antes, mudando para sempre as nossas vidas (para o bem e para o mal).
  • Windows 95: O lançamento do Windows 95 facilitou o uso de computadores para o público em geral, marcando um “antes” e um “depois” na história da própria Microsoft. Sua interface amigável e o icônico botão “Iniciar” tornaram a tecnologia mais acessível, permitindo que muitos explorassem o mundo digital pela primeira vez. É uma das melhores versões do sistema operacional da gigante de Redmond de todos os tempos.
  • Os CD-ROMs: Os CD-ROMs substituíram os disquetes no armazenamento de dados, oferecendo a possibilidade de salvar um grande volume de informações em uma mídia mais duradoura. Isso revolucionou a distribuição de software, música e conteúdos educacionais, democratizando o acesso à informação e ao entretenimento. E, de alguma forma, impactando o próximo item da lista.

  • Videogames tridimensionais: A transição de gráficos 2D para 3D transformou os videogames em experiências ainda mais imersivas. Títulos icônicos como Doom e Tomb Raider tornaram-se parte da cultura popular, enquanto consoles como PlayStation e Nintendo 64 dominaram as salas de estar. Aliás, o console da Sony se beneficiou diretamente da chegada do CD-ROM do item anterior, se tornando a nova referência no método de distribuição de jogos.

  • Nintendo Game Boy: Consoles portáteis como o icônico Game Boy da Nintendo permitiram que os jogos de videogames, que antes estavam restritos às salas de casa ou fliperamas, fossem levados a qualquer lugar. Títulos como Tetris e Pokémon tornaram-se fenômenos culturais, criando uma nova forma de entretenimento acessível para os jovens.
  • SMS e bate-papos online: A comunicação instantânea ganhou vida com SMS e chats online. Ambos são frutos diretos de duas outras inovações dessa lista: os celulares e a internet. Plataformas como o Terra e o UOL ofereciam áreas específicas em seus respectivos portais explorar identidades digitais, enquanto as mensagens de texto mudaram a forma como as pessoas se comunicavam, principalmente para os jovens da época.
  • Impressora doméstica: A popularização das impressoras jato de tinta transformou a maneira como as famílias lidavam com documentos. Produtos como a HP DeskJet trouxeram independência tecnológica ao permitir que qualquer pessoa imprimisse documentos em casa. Esse era outro sinal de status das famílias, ou uma forma de se convencer de que você era produtivo em sua residência. Foi o primeiro sinal de que o home office existiria no futuro.

  • Tamagotchi: O pequeno animal de estimação virtual ensinou responsabilidade às crianças dos anos 90. O dispositivo eletrônico tornou-se um fenômeno cultural, ocupando os pátios escolares enquanto os jovens cuidavam de seus pets digitais. Era o tipo de produto que todo mundo queria ter, e que não era tão caro aqui no Brasil. Dava pra comprar um bichinho virtual até em supermercado na década de 90.

  • Discman: O Discman bebeu da fonte do Walkman e estabeleceu outra revolução na forma como se ouvia música, permitindo que os fãs levassem suas canções favoritas para qualquer lugar. Com som de alta qualidade, foi mais um símbolo da revolução musical da década, mesmo com o seu característico problema de funcionamento: o saltar das músicas durante a caminhada.

 

Com isso, aprendemos que…

Não é um exagero afirmar que os anos 90 são os mais importantes e relevantes na história da evolução tecnológica como um todo.

Foi a década que ofereceu para o mundo pelo menos duas grandes evoluções tecnológicas que mudaram o mundo para sempre. Hoje, ninguém consegue viver sem a internet e um dispositivo de telefonia móvel.

E isso, porque estou ignorando a relevância do PlayStation para o mundo dos videogames, e o quanto o Walkman é importante para o nosso eu nostálgico.

Se bem que… nos anos 2000, temos os smartphones, os computadores portáteis, a TV digital….

Que bom que tecnologia é algo que sempre evolui…


Compartilhe