Você está em | Home | Especial | As 10 tecnologias que definiram os anos 70

As 10 tecnologias que definiram os anos 70

Compartilhe

No contexto tecnológico, os anos 70 podem soar como “a pré-história”. Mas também representa o início de tudo. Todas as nossas referências nostálgicas mais profundas foram construídas nessa década.

E não só no mundo da tecnologia. Nos programas de TV, cinema, quadrinhos, esportes, música e cultura pop, os anos 70 são icônicos. Se tornou um clássico de nossa memória coletiva. E, por isso, celebramos sua existência depois de 50 anos.

Neste artigo, apresento a lista das 10 principais referências tecnológicas dos anos 70. Os itens que definem essa década, tanto nos aspectos evolutivos quanto na conexão emocional do coletivo.

A lista não está em uma ordem de importância.

 

As 10 referências tecnológicas dos anos 70

  • Intel 4004: Lançado em 1971, foi o primeiro microprocessador comercial, simbolizando o início da miniaturização e democratização da tecnologia, permitindo que computadores se tornassem acessíveis. Sem esse chip, você jamais teria o smartphone que (muito provavelmente) você está usando para ler este artigo.
  • Microcomputadores: Dispositivos como o Altair 8800 permitiram que entusiastas montassem suas próprias máquinas em casa, promovendo a ideia do “faça você mesmo” e incentivando a criatividade. Sem falar no (hoje, icônico) Apple I, que chegou logo depois.

  • Pong: Lançado pela Atari em 1972, este jogo não apenas introduziu a diversão interativa nas casas, mas também marcou o início da revolução dos videogames. Tudo o que temos hoje nesse segmento nasceu com esse jogo (nos aspectos comerciais e para o grande público).
  • Consoles de Videogame: O Magnavox Odyssey e o Atari 2600 trouxeram jogos simples e viciantes para os lares norte-americanos, estabelecendo uma nova forma de entretenimento familiar. Muitos de nós começamos nossas vidas com os jogos eletrônicos com esses dois consoles.
  • Fliperama: As máquinas de arcade como Space Invaders e Street Fighter (o primeiro) criaram um novo espaço social onde as pessoas podiam competir e se divertir. Muitos leitores do blog sequer conheceram esses estabelecimentos, mas digo, com propriedade: era um dos melhores lugares para se estar na infância ou adolescência.

  • Relógios Digitais: O Pulsar Time Computer, lançado em 1972, trouxe uma nova era de modernidade, onde o relógio passava de acessório para se tornar um símbolo de estilo e inovação. Ah, sim… e ferramenta para passar na prova de matemática.
  • Walkie-Talkies: Esses dispositivos permitiram comunicação sem fio, proporcionando uma experiência mágica para crianças e adolescentes durante suas aventuras. É um percursor muito rudimentar e com limitações técnicas enormes dos celulares, que viriam na década seguinte.
  • Calculadoras de Bolso: Marcas como Casio popularizaram calculadoras que se tornaram essenciais para estudantes e profissionais, simbolizando o avanço tecnológico acessível. A evolução desse produto, as agendas eletrônicas, se tornaram febre nos anos 80 e 90. Mas falo mais sobre esse produto no momento certo.

  • Sintetizadores Musicais: Artistas como Vangelis e Kraftwerk revolucionaram a música com sons eletrônicos, transportando ouvintes para um futuro sonoro. Tudo bem, essa evolução tecnológica também resultou em bandas de gosto duvidoso, mas não podemos controlar o mau uso dos recursos disponíveis.
  • Disquetes de 8 Polegadas: Introduzidos pela IBM em 1971, esses discos permitiram o armazenamento e transporte fácil de dados, representando um marco no progresso tecnológico. Lembrando que não estamos falando dos disquetes menores, que são de 3.5 polegadas. Mas aqui foi o ponto de partida de tudo.

 

Com isso, aprendemos que…

Os anos 70 estabeleceram as bases para a tecnologia moderna que conhecemos hoje. Antes disso, tudo o que chegou ao mundo não teve um grande impacto no coletivo, com exceção das grandes invenções como o rádio, a TV e o telefone.

Lembrar desses itens alimenta o desejo nostálgico que existe nos usuários mais antigos, evocando um tempo em que tudo parecia possível, com a inovação ao alcance de todos.

Ao mesmo tempo, oferece a oportunidade de se desejar mais e seguir avançando. Porque o novo sempre vem.

E os anos 80 foram incríveis nos aspectos tecnológicos.


Compartilhe