Compartilhe

Chegou o final do ano, e todo mundo já sabe como funciona: as plataformas digitais e o grande coletivo pedem pelas listas de final de ano, em uma forma de recapitular e relembrar esse (quase) esquecível ano de 2019. Logo, não vão faltar artigos como esse, para mostrar quais foram as nossas preferências nos últimos 12 meses em diferentes aspectos de nossas vidas.

O YouTube já apresentou o seu Rewind 2019 e, mais uma vez, conseguiu desagradar muito mais do que agradar. Já o Spotify apresentou o Wrapped 2019, que era muito esperado pelos seus usuários, e sempre cai no gosto dos amantes da música.

Logo, não dá para culpar a Apple Music por fazer exatamente a mesma coisa que as demais plataformas já fizeram, apresentando a sua lista de preferidos de 2019.

 

 

As canções mais executadas no Apple Music em 2019

 

 

O serviço de música pensado nos usuários do sistema operacional iOS publicou a sua lista com as 10 canções mais populares na plataforma, mas sem revelar um número exato de reprodução dessas músicas. Não acho esse detalhe tão condenável assim. Por outro lado, não temos ideia do impacto real dessas músicas e da própria plataforma em si.

De qualquer forma, todo mundo agora tem uma referência de quais são as tendências de consumo de música entre os usuários da Apple Music:

1. Lil Nas X – “Old Town Road (ft. Billy Ray Cyrus)”
2. Post Malone – “Sunflower (ft. Swae Lee)”
3. Ariana Grande – “Thank U, Next”
4. Ariana Grande – “7 Rings”
5. Billie Eilish – “Bad Guy”
6. Post Malone – “Wow.”
7. Meek Mill – “Going Bad (ft. Drake)”
8. Halsey – “Without Me”
9. Gunna & Lil Baby – “Drip Too Hard”
10. Travis Scott – “Sicko Mode”

 

 

A lista da Apple Music contam vários artistas e canções que também aparecem na lista das canções mais executadas do Spotify, mas em posições diferentes. Apenas como comparativo, veja a lista das canções mais escutadas no Spotify:

“Señorita” – Camila Cabello, Shawn Mendes
“bad guy” – Billie Eilish
“Sunflower” – Post Malone, Swae Lee
“7 Rings” – Ariana Grande
“Old Town Road – Remix” – Lil Nas X, Billy Ray Cyrus

 

Ou seja, podemos afirmar sem muito medo de errar que o Remix de Old Town Road (que eu considero a grande história da música em 2019) foi a canção do ano, considerando o posicionamento da música nas listas de mais executadas no Apple Music e no Spotify.

Por outro lado, de forma paradoxal, a canção Señorita de Camilla Cabello sequer apareceu na lista das mais populares da Apple Music, o que mostra uma diferença evidente entre os públicos e mercados de maior popularidade.

Ao que tudo indica, o público do Spotify é mais diversificado, enquanto que o público da Apple Music é um pouco mais focado no mercado norte-americano. Não tenho um dado que comprove essa teoria, mas não é difícil acreditar que a mesma seja plausível.

De qualquer forma, fica o registro para melhor compreender o cenário musical atual.

 

Via Forbes


Compartilhe