arc welder

Enquanto o sonho de ver qualquer programa funcionando sem problemas em diferentes sistemas operacionais não se torna uma realidade, podemos utilizar de alguns truques para conseguir algo bem próximo a isso. Nesse caso, rodar jogos e apps Android no seu computador, via Google Chrome.

Bem sabemos que emuladores para Windows ou Mac podem rodar os apps do Android. Ou até mesmo a ferramenta oficial da Google para desenvolvedores permite uma execução desses aplicativos com relativa facilidade.

Além disso, versões do Android adaptadas para computadores (como o Remix OS, por exemplo) também permitem essa ponte.

Mas hoje, vamos falar do ARC Welder, que usa o Google Chrome para abrir apps Android. Ele se vale do App Runtime for Chrome para a missão.

O ARC Welder é instalado no Chrome como mais uma extensão. Em teoria, é compatível também com o Chrome OS. Em um futuro perfeito, ele deve oferecer acesso à Google Play para o download de aplicativos, mas por enquanto ele foi desenvolvido para trabalhar diretamente com arquivos APK.

Logo, se queremos executar apps Android no Chrome de terceiros, temos que primeiro obter a APK desse app. Alguns desenvolvedores o oferecem na sua página oficial, mas em muitos casos temos que fazer o download direto da Google Play.

Para isso, temos vário sites que pegam os links do APK da Google Play para oferecer o download para nosso navegador. A seguir, três das opções mais válidas:

 

Evozi APK Downloader
Apkleecher
Apkpure

 

Uma vez salvo no computador, abra o APK com o ARC Welder. Se tudo der certo, o aplicativo ou jogo Android será executado em uma janela a parte, com o tamanho da janela adaptado ao tipo de aplicativo. Não é possível escolher o uso de uma janela para smartphone ou tablet.

Vale lembrar que o ARC Welder é uma ferramenta para testes de aplicativos em desenvolvimento. Ele funciona bem em muitos casos, mas é provável que em aplicativos específicos ele venha a falhar. Também é possível que o tamanho do aplicativo não seja aquele que você deseja.

De qualquer forma, ele tem uma instalação bem mais simples do que a dos emuladores para Android atuais, e com uma porcentagem de erro similar. Logo, você não perde nada em ao menos tentar a ferramenta.