TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Aquela tecla no teclado do seu computador que “não serve para nada” | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Variedades | Aquela tecla no teclado do seu computador que “não serve para nada”

Aquela tecla no teclado do seu computador que “não serve para nada”

Compartilhe

Muito provavelmente você não conhece as funções de todas as teclas do teclado do seu computador ou notebook, e isso é algo absolutamente normal. A maioria nunca chegou a usar todas as teclas no seu dia a dia, ou nem mesmo chegou a acionar cada uma delas por mera curiosidade.

Porém, existe uma tecla que, para muitos, é uma completa inútil, mas isso está bem longe de ser a verdade. E essa tecla é a Pause/Break. Ela aparentemente não faz nada, mas é muito útil para tarefas bem específicas.

Como parte da minha missão como produtor de conteúdo de tecnologia é educar as pessoas, vou explicar neste post o que exatamente faz a tecla Pause/Break.

 

Ela não faz nada hoje, mas no passado era muito útil

É uma tecla que existe no mundo da informática há muito tempo, e diferente do que muitos imaginam, ela não serve para controlar a reprodução de conteúdos em plataformas multimídia.

A tecla Pause/Break está diretamente relacionada com os aspectos de programação na informática, o que torna o seu uso muito importante para essa tarefa. Seu uso remonta aos tempos do MS-DOS, quando essa tecla era utilizada para pausar programas em execução a partir de linhas de comando.

Além disso, quando combinada com a tecla CRTL, a Pause/Break poderia finalizar completamente os processos em execução. Mas com o passar do tempo, métodos mais eficientes para a mesma tarefa foram criados, o que fez com que o usuário comum deixasse de utilizar esse acesso para essa tarefa.

A tecla Pause/Break também pode ser útil para pausar a execução de alguns jogos e aplicativos, principalmente quando o software é mais antigo. No passado, você podia pausar o jogo com essa tecla, retomando a ação depois de acionar a mesma tecla em um momento posterior.

Quando combinada com a tecla Windows, a execução da tecla Pause/Break exibe uma janela de informações do sistema, mostrando detalhes da CPU, RAM. ID do produto e outros detalhes. O mesmo resultado pode ser alcançado com a cominação das teclas abaixo:

  • FN + Ctrl + P
  • FN + Ctrl + B
  • FN + Alt + P
  • FN + P
  • FN + B

Por fim, essa tecla permite (em alguns teclados selecionados) suspender o equipamento, mas em combinação com a tecla FN (por isso que mencionei antes “em alguns teclados selecionados”).

 

Muito mais útil do que você imaginava

Eu tenho quase certeza que a grande maioria dos leitores mais jovens deste blog jamais chegaram perto de utilizar a tecla Pause/Break no seu uso cotidiano. Mas isso não impede que você aprenda alguma coisa com esse conteúdo.

A tecla Pause/Break está localizada na mesma região onde estão as teclas Home, End, PgUp (página superior), PgDn (página inferior), Insert, Delete e outras, mas se ela estiver ausente no teclado do seu computador ou notebook, não tem problema algum, pois essa tecla pode ser substituída com facilidade por outras teclas ou combinações de teclas.

Por conta disso, os teclados menores eliminam a tecla Pause/Break do seu layout, justamente para liberar mais espaço para o teclado como um todo e, em alguns casos, abrir a possibilidade de inclusão de um teclado numérico.

Se você nunca utilizou essa tecla no seu dia a dia, vale a pena experimentar o seu uso naquele momento em que você não está fazendo nada de muito importante no computador. Pelo menos você vai conhecer melhor o seu comportamento, mesmo que você não utilize essa função em nenhum momento de sua vida informática.


Compartilhe