O futuro do Apple Vision Pro é, de forma oficial, incerto. E faz tempo. Na verdade, o produto nunca disse a que veio, mesmo sendo uma proposta ambiciosa e minimamente inovadora.
Tim Cook liderou esse como um dos seus grandes projetos enquanto CEO da Apple. Porém, o dispositivo de realidade mista foi descrito por alguns veículos como “um iPad caro e metido a besta”. E não podemos culpar essas pessoas, já que estamos falando de um device que, lá fora, custa a “bagatela” de US$ 3.499.
Agora, sabemos que a produção do Vision Pro foi suspensa, menos de um ano depois do seu lançamento. O que levanta dúvidas se ele terá futuro no mercado de tecnologia.
Para mim, não tem futuro. Pelo menos não com esse preço.
Apple ambiciosa demais
O Apple Vision Pro foi anunciado em junho de 2023 durante a WWDC, sendo considerado o maior lançamento da Apple desde o Apple Watch em 2015.
Tim Cook descreveu o dispositivo como um “computador espacial”, pois era capaz de integrar experiências digitais ao mundo real. Sua interface com controle de gestos, rastreamento ocular e comando de voz combinava com a tecnologia de tela microLED em 4K com 23 milhões de pixels.
É sim um produto inovador e imersivo. Mas é caro demais, e o visionOS ainda estava se construindo diante dos olhos dos usuários, sem muitas soluções que justificassem o investimento.
Toda a empolgação dos usuários após o lançamento se transformou em ceticismo. Algumas avaliações consideraram o Vision Pro desconfortável e até mesmo limitado dentro do ecossistema de produtos Apple.
Parem as máquinas!
A decisão da Apple em suspender a produção do Vision Pro apenas confirma tudo o que muitos desconfiavam e declararam ao longo de 2024.
A Apple precisa adaptar esse produto à realidade de mercado. Vários dispositivos similares custam muito menos que o Vision Pro para fazer algo semelhante.
E com o Meta apresentando protótipo de óculos de realidade mista com formato de um óculos de nerd como outro qualquer, é melhor mesmo que a Apple reveja os planos.
Algumas especulações sobre uma versão mais barata do Vision Pro apareceram entre os especialistas do mundo Apple. O produto chegaria ao mercado em 2026, e teria preço estimado em US$ 2.000.
O valor continua elevado, mas muito mais crível para o que entrega nesse momento.
Em paralelo à isso, há relatos de que a mesma Apple estaria desenvolvendo a segunda versão do Vision Pro, que chegaria ao mercado em 2025.
Tenho uma certa resistência em acreditar que isso realmente vai acontecer. E, mesmo assim, a Apple precisa reposicionar o novo Vision Pro no mercado.
Há quem diga que a era Tim Cook na Apple chegará ao fim sem um lançamento disruptivo nos aspectos de inovação, e que os óculos de realidade mista não vão passar de uma tentativa ousada e arriscada.
Por outro lado, não penso que a Apple tem que desistir com a iniciativa. Um modelo menos caro e melhor definido na proposta final pode ser o suficiente para convencer o grande público e o mercado.