Apple vai abandonar o teclado mariposa ainda em 2019 | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Apple vai abandonar o teclado mariposa ainda em 2019 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notebooks, Ultrabooks e Conversíveis | Apple vai abandonar o teclado mariposa ainda em 2019

Apple vai abandonar o teclado mariposa ainda em 2019

Compartilhe

Agora é oficial: o teclado mariposa foi uma péssima ideia da Apple.

Uma das decisões mais controvertidas da história da gigante de Cupertino começou quando, no desespero em deixar o MacBook Pro cada vez mais fino e leve, a Apple decidiu implementar o chamado ‘teclado mariposa’, baseado em um novo mecanismo que se assemelha ao das asas de uma mariposa. A principal vantagem desse tipo de teclado era a redução do espaço ocupado por ele.

No mecanismo tradicional, existem duas partes móveis que entregam uma certa distância quando digitamos uma tecla. Já no mecanismo mariposa só tem uma peça central em formato arqueado, que ocupa menos espaço lateral e reduz o espaço vertical. Esse teclado chegou a ser a grande estrela no evento de apresentação do MacBook Pro, e foi considerado pela Apple uma grande inovação.

Porém, o tempo foi senhor da razão, e mostrou que aquele era um design imperfeito, entregando vários problemas e sacrifícios apenas para obter uma melhora mínima no design do notebook. Algo especialmente preocupante para um produto como o MacBook Pro, pensado nos profissionais que vão passar muito tempo digitando durante o trabalho.

No começo, o principal problema do teclado mariposa é que ele atraía poeira e sujeira como nenhum outro. A Apple “solucionou” o problema com uma membrana adicional. E isso gerou um problema maior: com o tempo, algumas teclas deixaram de funcionar do nada, e esse problema até gerou um meme.

A Apple respondeu oferecendo reparações gratuitas do teclado, uma medida que custou caro e que pode ser encarada como a gota d’água para a decisão da empresa em desistir do teclado mariposa nos futuros modelos do MacBook.

 

 

O teclado mariposa deixa os notebooks da Apple ainda em 2019

 

 

Um MacBook Air será apresentado ainda em 2019, e já vai contar com o teclado tradicional. E em 2020, a próxima geração do MacBook Pro também vai contar com o bom e velho teclado de dois mecanismos. E nem é preciso dizer que o problema do teclado mariposa está desgastando a credibilidade da Apple entre os seus usuários mais fiéis, e esse é um motivo mais que suficiente para tomar a decisão de abandonar a mariposa.

De forma curiosa, esta informação chega poucos dias depois que Jony Ive, chefe de designer da Apple por tantos anos, anunciou a sua saída da empresa. Pode ser uma mera casualidade, mas não é mais segredo que uma das obsessões de Ive sempre foi a espessura dos dispositivos. O teclado mariposa foi o passo necessário para tornar os seus designs realidade.

E agora, pode ser considerado um erro na sua lista de projetos.

 

Via 9to5mac


Compartilhe