Antes tarde do que nunca.
A Apple tomou vergonha na cara, deixou de jogar dinheiro pelo ralo e FINALMENTE anunciou o lançamento do aplicativo do Apple TV Plus (Apple TV+) para smartphones e tablets Android, expandindo o alcance de sua plataforma de streaming para além do seu próprio ecossistema.
A partir de agora, o Apple TV Plus está disponível para um público muito maior. Só nos smartphones, são em torno de 80% dos usuários globais com o Android, e para avançar no aumento de participação do mercado, esse movimento era inevitável.
Para aqueles interessados em experimentar a novidade, o aplicativo já pode ser encontrado na Google Play Store, em um lançamento gradual, o que pode levar algum tempo para chegar ao Brasil.
Mas o mais provável é que o aplicativo esteja disponível por aqui quando você estiver lendo este artigo.
Como é o Apple TV Plus para o Android?
A versão Android do aplicativo Apple TV Plus foi projetada para oferecer a mesma experiência de uso que aqueles que estão no ecossistema da Apple já recebe.
As principais funcionalidades são encontradas nessa versão para o sistema operacional do Google, como os downloads para visualização em offline, playlists de conteúdo, ajustes de legendas e resolução, entre outros.
Também é possível realizar a assinatura tanto do Apple TV Plus como do MLS Season Pass diretamente do smartphone, com a cobrança da fatura via Google Play, simplificiando o processo de pagamento para os usuários Android.
A principal limitação dessa versão é que você não pode alugar ou comprar filmes e programas de TV diretamente pelo aplicativo Android. Esses recursos serão exclusivos do ecossistema Apple, o que faz sentido, já que é a dona do iPhone quem cobra por isso, e não o Google.
O Apple TV Plus tem outro diferencial relevante, que é a compatibilidade para dispositivos Android dobráveis, garantindo a experiência de uso adequada para os diferentes formatos de tela.
A Apple planejou esse lançamento
A chegada do Apple TV Plus no Android era necessária, até mesmo pela sobrevivência da plataforma de streaming no mercado.
Mas precisava ser planejada pela Apple. E isso foi feito com cuidado. Tanto, que o aplicativo para Android TV chegou antes, como se fosse um “balão de ensaio”, um preparatório para desembarcar no Android de forma competente.
A expansão do Apple TV Plus para Android se junta a outros aplicativos da Apple já disponíveis no sistema operacional do Google, como o Apple Music, Apple Music Classical e o aplicativo Beats.
Isso mostra que até a dona do iPhone precisa oferecer seus serviços em plataformas concorrentes, pois deixar esses produtos no seu “jardim murado” seria sinônimo de deixar de ganhar uma enorme quantia de dinheiro com clientes em potencial.
De novo: antes tarde do que nunca.
Ou antes tarde do que mais tarde.