Apple se une ao Data Transfer Project, e podemos ter plataformas mais abertas no futuro | TargetHD.net TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content

Apple se une ao Data Transfer Project, e podemos ter plataformas mais abertas no futuro

Compartilhe

A Apple anunciou que se uniu ao Data Transfer Project (DTP), projeto de código aberto que conta com a presença de gigantes como Google, Microsoft e Twitter. O objetivo é tornar inoperáveis os dados entre as diferentes plataformas, eliminando passos desnecessários e problemas de segurança na hora da migração de arquivos de uma plataforma para outra.

Esse grupo de empresas está trabalhando nesse projeto há mais de um ano, e a chegada da Apple no projeto chega a ser surpreendente, uma vez que a empresa nunca facilitou a vida dos usuários na hora de transferir os seus dados do iCloud para outras plataformas.

 

 

O desenvolvimento do DTP pode ser acompanhado via GitHub, e nesse momento conta com APIs que permitem a transferência de dados relativos aos contatos, fotos, calendários e outros. E a chegada da Apple pode ser um divisor de águas na iniciativa.

A Apple pode se beneficiar com o fato dos usuários de Windows e Android conseguirem migrar dados para o iOS e macOS de forma mais simples, e o contrário também seria possível. Apesar de até agora o projeto não apresentar novidades substanciais para o público, isso pode mudar em breve, segundo indica as próprias empresas participantes, que planejam lançar as primeiras funções orientadas ao usuário dentro dessa iniciativa nos próximos meses, com recursos mais constantes até o final de 2019.

 

 

Uma possível mudança de cenário para a Apple

 

 

A Apple precisa (e, pelo visto quer), abrir alguns dos seus serviços, e não apenas essa colaboração mostra tal tendência. O acesso aos dados de uma plataforma para outra, sem intermediários, pode permitir uma maior flexibilidade ao iCloud, e isso interessa (e muito) para muitos consumidores da plataforma.

Alguém na Apple deve ter concluído que, para obter uma experiência similar ao dos demais sistemas operacionais, e não restava outra alternativa a não ser recorrer a aplicativos de terceiros, o que não era algo tão bom assim para o iOS ou macOS. E isso pode mudar com o Data Project.

 

 

A possibilidade de importar fotografias do Fotos da Apple para o Google Fotos, cópias de segurança interoperáveis, sincronização de notas entre o Keep e o Notas e outras funcionalidades podem oferecer um cenário completamente novo para usuários e para as empresas envolvidas.

Acredite, essa é uma ótima notícia.

 

Via The Verge


Compartilhe