Quando o Apple Mapas foi apresentado ao mundo junto com o iOS 6, ele foi muito zoado. E de forma merecida, pois ele apresentou mais erros do que acertos.
Ele era tão problemático, que mais parecia um software beta. Pior: ele tinha todo o jeito que foi lançado de forma antecipada, apenas para que a Apple pudesse dizer que ele existe.
Com o tempo, o Apple Mapas melhorou bastante, a ponto de se afirmar que ele é hoje minimamente decente. Porém, ele não é ninguém perto do Google Mapas em participação de mercado, já que ficou restrito aos próprios dispositivos da Apple.
Bom… isso está mudando…
Apple Mapas no Android? Isso está acontecendo…
É o seguinte…
A Apple pegou todo mundo de surpresa quando decidiu lançar uma versão beta do Apple Maps para a web.
Ou seja, se tem um beta do serviço para a internet, significa que a Apple está investindo dinheiro no desenvolvimento da plataforma para ALÉM de suas plataformas.
Mesmo porque uma versão web de um aplicativo não vai funcionar apenas no Safari, mas também em todos os que usam o motor Chromium.
Caso contrário, é melhor nem tentar.
Agora, rumores recentes apontam que a Apple está trabalhando em uma versão do Apple Mapas para o sistema operacional Android.
O que faz sentido quando olhamos para o fato da versão web estar em desenvolvimento.
Para o Apple Mapas funcionar com o Android, ele precisa funcionar bem no Google Chrome.
Simples assim.
Tem muito a melhorar (mesmo com o que já melhorou)
Não me entenda mal. Eu não estou aqui para pegar ainda mais no pé da Apple, ou mais do que já fiz ao longo de 16 anos escrevendo neste blog.
O Apple Mapas melhorou muito desde o seu lançamento (até porque não tinha como ficar pior), mas ele não está em condições de competir com o Google Mapas… ainda.
A quantidade de recursos presentes no aplicativo de mapas do Google combinado com o seu nível de precisão torna dessa uma das ferramentas mais utilizadas dentro do seu segmento (e entre todos os apps do Android).
Por outro lado, o Apple Mapas chama a atenção pela curadoria de conteúdo agregado e trabalho editorial, com todo o cuidado da Apple para os dois aspectos.
Entendo que a chegada do Apple Mapas no Android tem como principais objetivos aumentar a participação de mercado do aplicativo em dispositivos móveis e ser uma espécie de “porta de entrada” da “experiência Apple” para os usuários do Android.
Mais ou menos da mesma forma que a Apple fez quando lançou o app do Apple Music no sistema operacional de Mountain View.
Se a estratégia vai funcionar, não sabemos. Mas pelo menos é mais uma alternativa de aplicativo de mapas que desembarca no Android.
E o usuário deve ganhar com isso de alguma forma.