Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Software | App do ChatGPT no macOS é prova que a Microsoft adora queimar dinheiro

App do ChatGPT no macOS é prova que a Microsoft adora queimar dinheiro

Compartilhe

A OpenAI apresentou ao mundo o GPT-4o, novo motor de Inteligência Artificial que, se cumprir tudo o que promete, o filme ‘Ela’ vai se tornar realidade em breve.

Com ele, o ChatGPT pode “ler a tela” do dispositivo, conversar com o usuário, interpretar textos com maior qualidade e cuidar do seu emocional com conversas sensíveis… desde que você tenha um Mac (por enquanto).

De forma bizarra, o aplicativo do ChatGPT vai chegar primeiro no macOS do que no Windows, mostrando que a Microsoft torrou dinheiro na OpenAI para ficar para trás da sua principal concorrente nos desktops.

 

Um paradoxo que custa US$ 10 bilhões

Pode parecer um exagero o que estou escrevendo, mas não é.

De forma breve, vou recapitular alguns fatos.

Lembra de toda a confusão da demissão e posterior reintegração do Sam Altman como CEO da OpenAI? Então, para resolver o problema, Satya Nadella em pessoa entrou na briga, a ponto de transformar a Microsoft na acionista majoritária da empresa.

E Nadella fez isso porque a Microsoft injetou mais de US$ 10 bilhões de investimentos na OpenAI.

Tudo bem… eu sei que hoje o Copilot conta com muito do GPT-4, e que a própria Microsoft quer impulsionar a sua Inteligência Artificial (e nem tanto o ChatGPT).

Mas… dar esse mole para a Apple e o macOS receberem ANTES os benefícios do GPT-4o?

O que deu na cabeça do Nadella?

Simples: deu a oportunidade de ganhar mais dinheiro com a concorrência do que com a própria Microsoft.

 

Exclusividade onde é mais popular

A OpenAI justifica a decisão pela exclusividade do macOS por um motivo que é até crível e racional: “precisamos estar onde somos mais populares”.

É só pensar um pouco.

Hoje, a maioria dos usuários do ChatGPT está no macOS nos desktops. É a própria OpenAI quem confirma isso.

E considerando que essa exclusividade vale dinheiro para a própria OpenAI e, por tabela, para a Microsoft… por que abrir mão de uma grana que vai entrar pela lei do menor esforço?

É certo que a OpenAI tem como prioridade o desenvolvimento do ChatGPT (plataforma principal), e o Copilot pega o rebote disso. E que a própria Microsoft está partindo para uma solução própria de IA.

Mas… de alguma forma, o gosto agridoce está acentuado. A Microsoft pode se beneficiar desse desenvolvimento que virá pelos usuários do macOS, ao mesmo tempo em que fica para trás em uma corrida que mal começou, mas que será relevante no futuro.

Se é que já não é relevante no presente em que vivemos.

Não deixa de ser um paradoxo de alguma forma.

A Microsoft busca posicionar o Windows como plataforma ideal para desenvolvimento de IA, e a exclusividade do aplicativo do ChatGPT com um novo motor mais inteligente e intuitivo caindo no colo do macOS certamente resultou em testas franzidas na gigante de Redmond.

Neste momento, não há previsão para o lançamento do app do ChatGPT no Windows, mas dá para apostar que a Microsoft deve anunciar essa “novidade tardia” na BUILD 2024, evento para desenvolvedores de suas soluções.

No final das contas, a gigante de Redmond está meio perdida por causa do dinheiro.

É só olhar para o que está acontecendo na divisão do Xbox, e você vai entender bem o que quero dizer.


Compartilhe