Compartilhe

Não demorou muito desde que se implementaram as novas regras de proteção de dados na Europa para os primeiros processos contra Google e Facebook apareceram. Algo esperado, convenhamos.

O responsável pelas demandas não é outro senão Max Schrems, conhecido ativista que já investiu judicialmente contra as duas empresas. Ele agora processa o Facebook, o Instagram e o WhatsApp em US$ 4.5 milhões, sob a alegação que as citadas obrigam os usuários a aceitar os seus novos termos de serviço, ou desativam as contas em caso de recusa.

Por outro lado, Schrems está processando a Google por causa do Android, uma vez que seus usuários são ‘arrastados’ para o ecossistema da empresa, sem que eles possam fazer nada sobre o assunto. O processo contra a Google é estimado em US$ 4.3 milhões.

As duas ações serão revisadas com base no GDPR, novo regulamento europeu que afeta de alguma forma todas as empresas ao redor do mundo. Afetam de forma que, poucas horas depois de entrar em vigor, sites como Chicago Tribune e LA Times não poderiam ser lidos a partir da Europa.

 

Via Irish Times


Compartilhe