Apagar o cache ou os dados do smartphone é a mesma coisa?
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Apagar o cache ou os dados do smartphone é a mesma coisa?

Apagar o cache ou os dados do smartphone é a mesma coisa?

Compartilhe

Uma coisa é uma coisa. A outra coisa (bem diferente), é outra coisa.

Começo esse post com uma frase bem brega apenas para entrar em um assunto que não é do conhecimento de todos os usuários. Para muita gente, apagar a memória cache no smartphone é a mesma coisa de apagar os dados de um aplicativo. Quando (obviamente) não é.

Se fosse, este post não existiria.

Vamos então explicar quando devemos apagar a memória cache e quando devemos apagar os dados de um aplicativo em um smartphone.

 

 

 

Como apagar o cache e/ou os dados?

Independente da marca ou modelo de smartphone Android que você possui, os passos para apagar a memória acumulada no dispositivo são os mesmos:

  1. Entramos na seção Configurações.
  2. Procuramos a seção de aplicativos.
  3. Em seguida, acessamos a lista e localizamos o aplicativo em questão.
  4. Dentro de lela vamos tocar em «Armazenamento e cache».
  5. Para finalmente encontrar as duas opções disponíveis e tomar a decisão.

 

 

 

Quando devemos usar a opção para apagar a cache?

Em tudo o que faz parte da memória cache, encontramos os arquivos temporários, que ficam armazenados até que voltemos a utilizar um determinado aplicativo. Devemos apagar essa memória quando enfrentamos problemas leves com as páginas acessadas, ou quando o seu telefone tem pouco espaço de armazenamento disponível.

 

 

 

Quando devemos apagar os dados?

Aqui, encontramos dados avançados, incluindo arquivos temporários e elementos específicos de aplicativos ou do sistema, incluindo dados importantes como nome de usuário e senha. Ao apagar esses dados, corremos o risco de inserir novamente as credenciais para voltar a utilizar um determinado serviço. Devemos apagar esses dados quando nada funciona em um aplicativo, ou em um problema com a atualização, ou quando queremos modificar as permissões de um aplicativo junto ao sistema.

 

 

 

Então, o que fazer?

Use um dos dois procedimentos de acordo com a situação que você enfrenta. Leve em consideração o problema e, de forma prioritária, procure apagar o cache antes de eliminar os dados. A maioria dos problemas são resolvidos com o primeiro processo.

Diante disso, fica evidente que os procedimentos não cumprem com a mesma finalidade, mas ambos podem solucionar problemas que aparecem com os mais diversos aplicativos. Limpar o cache apaga alguns elementos do aplicativo, mas apagar os dados tem quase o mesmo efeito de desinstalar o aplicativo e instalar novamente o software.

 

 

 

Qual dos dois pode resultar em maiores problemas?

Em teoria, nenhum dos dois procedimentos deve resultar em problemas para o usuário. Pelo contrário: ambos devem resolver problemas.

É importante lembrar que nem todos os aplicativos e serviços podem passar pela limpeza do cache ou da remoção de dados, por segurança da integridade do sistema. Neste caso, se o problema for persistente, só resta restaurar o smartphone para as configurações de fábrica.

E se o seu smartphone está sob o controle de um adulto, esses elementos não podem ser removidos, a não ser que a senha de segurança seja digitada pelo proprietário do dispositivo.

Ou seja, você não deve enfrentar problemas com o uso dos dois métodos além daqueles descritos neste post. Porém, não é recomendado (por exemplo) apagar os dados da galeria do smartphone, pois o resultado disso será a remoção de suas fotos e vídeos armazenados.

Uma vez removidos os dados ou a cache do dispositivo, será impossível recuperar esses dados. Logo, tenha certeza absoluta do que está fazendo antes de realizar o procedimento.


Compartilhe