Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Antes de clicar em um link em um e-mail, responda a essas perguntas

Antes de clicar em um link em um e-mail, responda a essas perguntas

Compartilhe

Na dúvida, não ultrapasse.

Essa regra de ouro para a vida vale também para os links integrados em mensagens via e-mail. Esses links pode conter informações ou ações maléficas, o que pode fazer com que você tenha problemas sérios com a integridade dos seus dados.

Antes de clicar em um link dento de um e-mail ou em qualquer site, pare para pensar por alguns instantes em perguntas bem simples, mas que nos mantém em alerta diante de sinais que apontam para uma ação maliciosa na web.

Não adianta ter calma durante a navegação na internet, e é sempre melhor perder algum tempo antes de sair clicando em qualquer bobagem. A calma pode ser a melhor arma contra os crimes cibernéticos. Isso, e navegar na web sempre prestando atenção no que estamos fazendo na internet.

 

 

 

De onde vem esse link?

 

É a pergunta mais importante. Se você souber de onde vem a mensagem, fique tranquilo e clique no link. Agora, se você não conhece o remetente ou suspeita que aquela mensagem não é verídica, simplesmente não clique naquele link. Inclusive se ele vem de um amigo ou familiar. Verifique antes se o site que você vai acessar é seguro pela aparência do link, além de conferir se ele vem de um site seguro ou conhecido.

 

 

 

Por que eu quero entrar nesse link?

 

Se você quer entrar no link depois da primeira pergunta, pense naquilo que está motivando você a clicar naquele link. Os piratas informáticos podem usar argumentos que se alinham com desejos superficiais para motivar o clique que pode resultar no golpe informático.

Urgência, medo ou curiosidade podem ser usados como armas contra você. Logo, é importante manter a calma e pensar de forma lógica sempre. Bancos ou outras empresas não mandam e-mails alertando que vão cancelar serviços em breve se você não atualizar os dados.

 

 

 

O link está bem construído?

 

A estrutura do link pode alertar se está acontecendo um golpe. Links com o domínio da empresa escrito de forma incorreta pode ser uma pista de um golpe, ou uma forma de mostrar que você pode estar sendo enganado, onde o destino pode ser uma página falsa que quer roubar os seus dados.

Softwares antivírus, navegadores web e outros sistemas operacionais podem ativar o sistema de alerta quando você tenta acessar páginas com domínios não seguros. Isso ajuda a evitar golpes. Por isso, revise o seu smartphone e outras ferramentas para ativar estes recursos de segurança.

 

 

 

Posso utilizar outra alternativa?

 

Se depois de tudo o que escrevemos nesse post você concluir que o link é suspeito, não clique nele de jeito nenhum. Você até pode tentar acessar o site oficial, dependendo do assunto abordado no e-mail. Por exemplo, se tem algum problema na sua conta bancária, vá no aplicativo do seu banco ou entre diretamente no seu navegador web e acesse o site do seu banco para mudar os dados pessoais.

Ter um bom antivírus devidamente atualizado com as melhorias de segurança e navegar na internet com precaução são duas ótimas formas de se proteger contra ataques informáticos. Na prática, não existe um método de navegação e comportamento na internet que seja 100% seguro, já que os ciber delinquentes sempre encontram novas formas para pegar os usuários mais leigos desapercebidos. Mas esse não pode ser o motivo para não se manter vigilante e adotar práticas mais seguras de navegação na web.


Compartilhe