Wetten.com Brasil Apostas
Home » Especial » Anonymous: o que são, e como opera o grupo que revela os segredos mais obscuros

Anonymous: o que são, e como opera o grupo que revela os segredos mais obscuros

Compartilhe

Os mais novos nas interwebs da vida podem não se lembrar do Anonymous, mas a verdade é que o grupo não é uma novidade no nosso mundo conectado. A organização tem mais de uma década de atividades, e de tempos em tempos toma a internet de assalto, (quase) literalmente. Principalmente quando decide atacar grandes organizações e governos, através da arma que os poderosos menos desejam ser atacados: com a revelação de segredos ou planos que os grandes não querem que a população tome conhecimento de sua existência.

Em muitos casos, o Anonymous consegue derrubar algumas das iniciativas governamentais e de grandes instituições, antes ou durante a sua execução, pois algumas informações reveladas pelo grupo são muito comprometedoras para os mais poderosos.

Porém, ainda pairam muitas dúvidas sobre o grupo e como eles operam. E a resposta é mais complexa do que parece.

 

 

 

Todos somos Anonymous, ao mesmo tempo que ninguém é

 

 

É um conceito meio difícil de entender logo de cara, mas vamos tentar ser o mais objetivo e claro possível para explicar como esse grupo opera, quais são os seus objetivos, e por que os poderosos sentem enormes dores de cabeça quando ouvem o nome da entidade.

O Anonymous opera sob o princípio do anonimato na rede mundial de computadores. Por isso recebe esse nome. A organização não possui uma cabeça visível ou líder que coordena as ações, ou um quartel general que pode ser derrubado por um governo. Alguns alinhamentos aconteceram ao longo dessa década, e o grupo sempre entrou em consenso sobre os seus alvos. Mas até agora não encontraram um responsável pelas suas ações, ou uma pessoa que pode receber a culpa pelas iniciativas.

Vamos colocar isso em um exemplo mais simples: um profissional de informática de alguma empresa grande encontra algo realmente perturbador sobre essa empresa ou os seus principais executivos. E ele sabe que, ao entregar essa informação, ele vai perder o seu emprego. Logo, ele decide tomar as medidas de segurança necessárias, usar o avatar de Guy Fawkes e revelar para o mundo através de uma rede social o que está acontecendo.

Pode até ser que esse funcionário nunca tenha trocado qualquer palavra com os demais colegas de trabalho sobre o incidente, mas com certeza ele vai denunciar o tema, mesmo que isso venha a atingir alguns dos maiores políticos ou executivos do planeta. E tudo no anonimato, pois essa é a principal característica do Anonymous. O anonimato é utilizado como um recurso para propagar a ideia de denunciar os segredos que os poderosos não querem que você descubra.

Sim… se você leu os parágrafos anteriores e se lembrou da série Mr. Robot, saiba que você está no caminho certo, pois o conceito é mais ou menos o mesmo.

 

 

Obviamente, existem outros grupos de hackers organizados ou com pessoas que contam com elevado conhecimento em informática que utilizaram o Anonymous como bandeira para divulgar informações sigilosas e confidenciais, mas caso essas pessoas sejam pegas, a organização como um todo não será desmontada.

Pode até ser que no mundo do entretenimento tenha pintado esse tipo de filosofia da forma errada (e alguns acreditam que isso um dia pode acabar simplesmente prendendo meia dúzia de pessoas), mas enquanto existir alguém interessado em revelar segredos absurdos de outras pessoas, o grupo vai continuar a existir, e dar trabalho para muita gente.

Por conta de tudo o que já foi explicado nesse post, ninguém conseguiu parar o Anonymous até agora. Há quem considere o grupo uma verdadeira ameaça para a sociedade, ao mesmo tempo que a própria organização considera os seus detratores como ameaças em potencial. Já outras pessoas encontram neles os ativistas que representam um novo marco da democracia moderna.

Cada qual tem o seu ponto de vista, mas você gostando ou não, o Anonymous muito provavelmente tem muita bala na agulha, e está pronto para disparar verdades a qualquer momento.


Compartilhe