Em 2018, o Google apresentou o primeiro beta do Android P com os novos controles de navegação do Google. Porém, os novos gestos não foram muito bem recebidos, já que não liberavam espaço na tela e nem substituíam o botão voltar.

Agora, os novos gestos que chegaram com a beta do Android Q é totalmente gestual e dispensa os botões, com uma parte inferior muito menor e a barra inferior muito mais fina. Os novos gestos se parecem muito com os do iOS, mas isso não é ruim, já que são gestos bem intuitivos.

A dúvida que veio depois do seu anúncio é sobre o que iria acontecer com os sistemas de gestos implementados pelos fabricantes. Pois bem, o Google vai exigir que todos os dispositivos que executam o Android Q utilizem o seu sistema de controle de gestos.

Ronan Shah, diretor de produto do Google no time de interface de usuário do Android, confirmou que a empresa só vai admitir dois métodos de navegação no Android: os novos gestos do Google ou os tradicionais gestos de três botões.

Shah também explicou por que o Google decidiu restringir os fabricantes sobre a implementação dos seus próprios controles por gestos:

“Os usuários querem cada vez mais experiências de imersão no Android, e uma das coisas que os fabricantes de dispositivos fizeram foi abordar o tema do ponto de vista do software. E o que fizeram foi construir a sua própria navegação gestual. E cada fabricante tem uma impressão diferente de como deveria funcionar a navegação por gestos.

O que reconhecemos desde o lado da plataforma é que esse tipo de coisas deixam os desenvolvedores loucos. Pensar em N diferentes gestos de navegação quando tentam desenvolver e testar o seu aplicativo é uma loucura.

Com isso em mente, introduzimos esses gestos de navegação no Android Q e vamos padronizar o ecossistema a partir dessa versão em 3 botões e no nosso modelo avançado.”

Isso significa que os gestos idealizados pelos fabricantes vão desaparecer quando o Android Q chegar. Por outro lado, é interessante ver que o Google voltou a incluir a navegação tradicional de três botões de forma opcional. Antes, o Google eliminou o modo de três botões dos seus samrtphones Pixel 3 e Pixel 3 XL, mas agora os dois dispositivos voltam a ter acesso ao modo tradicional com o Android Q.

 

Via XDA