O Google liberou o Android Q Beta 1 para testes públicos, ou pelo menos para quem tem um dispositivo Google Pixel. A nova versão traz importantes novidades, melhorias de segurança e privacidade, novas APIs de conectividade, melhorias para a câmera, um início mais rápido para os aplicativos e novos codecs multimídia.

Esse post faz um resumo das principais novidades que vão chegar ao sistema operacional Android.

 

 

Maior controle para o uso do espaço de armazenamento

 

O Android Q adicionou uma nova função para limitar o acesso a arquivos por parte dos aplicativos. Tanto as imagens como os áudios ou os vídeos terão novas permissões de execução. Podemos escolher o tempo todo qual aplicativo podem fazer uso dos nossos arquivos e quando.

 

 

Maior privacidade

 

 

O sistema chega com uma nova função que entrega ao usuário um maior controle sobre os aplicativos que utilizam a nossa localização em tempo real, incluindo aqueles ativos em segundo plano. Podemos autorizar os apps para que façam uso da localização apenas quando ele estiver em uso ou a qualquer momento. Você decide.

 

 

Novo formato de imagem

 

O Android Q inaugura um novo formato de imagem que salva os metadados XMP com a profundidade da imagem junto ao JPG. Assim, podemos editar depois a profundidade de nossas capturas, algo que está muito relacionado com o popular modo retrato, cada vez mais presente nos smartphones de qualquer tipo.

 

 

Melhorias para dispositivos dobráveis

 

Para ajudar os aplicativos para aproveitar dos dispositivos dobráveis e de tela grande, recursos novos foram adicionados, como o onResume e o onPause. Também foi adicionado o suporte para notificações simultâneas para quando o usuário estiver com a tela grande com dois ou mais apps ativos.

 

 

Uso compartilhado de acessos diretos

 

 

Quando vamos compartilhar conteúdos de outro aplicativo com alguém, o Android Q melhorou o processo com os acessos diretos compartilhados, permitindo que o usuário salte diretamente para outro aplicativo para o compartilhamento do conteúdo.

 

 

Dispositivos compatíveis com o Android Q Beta 1

 

Por enquanto, o software só está disponível para dispositivos Pixel:

Pixel
Pixel XL
Pixel 2
Pixel 2 XL
Pixel 3
Pixel 3 XL
Emulador Oficial do Android

 

 

 

Quem quer testar o Android Q Beta 1 ainda pode entrar no site dos desenvolvedores para download, ou se inscrever no Android Program Beta e esperar que a atualização OTA esteja disponível no dispositivo.

As próximas betas (segunda, terceira e quarta) estão programadas para chegar no começo dos meses de abril, maio e junho, respectivamente. Depois, esse ritmo de publicação muda até o lançamento da versão final do Android Q, que deve acontecer no próximo outono.

Lembrando que os erros e falhas serão comuns nas versões Beta de qualquer software, que está nas suas primeiras etapas de desenvolvimento.

 

Via Android Developers