Android Q agora é Android 10: chega ao fim da era dos doces no Google

Compartilhe

Fim de uma era. Fim de uma tradição.

O Google anunciou hoje (22) uma mudança de nomenclatura das versões do seu popular sistema operacional para dispositivos móveis, o Android. A partir de agora, as novas versões do software não vão receber um nome de doce ou sobremesa, mas sim apenas o número da sua versão. Ou seja, o Android Q vai se chamar simplesmente Android 10.

 

 

Por que confundir se eu posso simplificar?

 

 

De acordo com a explicação oficial do Google, a mudança acontece para evitar confusões. Apesar da gigante de Mountain View reconhecer que a tradição de dar nomes para cada versão do Android com um doce ou sobremesa se transformou em um exercício divertido dos lançamentos de cada ano (que mobilizava a comunidade de usuários para tentar descobrir qual seria o nome do próximo doce escolhido), esses nomes nem sempre eram corretamente entendidos pela comunidade global.

Por exemplo, as versões L e R não se diferenciam em determinados idiomas na sua pronúncia. Ou seja, quando algumas pessoas escutavam o termo Android Lollipop em voz alta, não ficava claro que esta era uma versão posterior ao KitKat.

É um bom argumento, especialmente considerando que boa parte do consumo de conteúdo na internet é baseado em material audiovisual. Mas… o Google esperou muito tempo para concluir essa dificuldade idiomática, não?

 

 

Além disso, o Google afirma que tal problema é algo ainda mais complicado para os novos usuários do Android, que não estão familiarizados com esse tipo de nomenclatura, e acabam enfrentando problemas para descobrir se o seu smartphone está executando a última versão do sistema operacional.

Por outro lado, não são todos os locais do mundo que a palavra pastel é identificada como um bolo, e o Marshmallow não é um doce popular em todos os locais do mundo. Ou seja, nasceu a necessidade de adotar uma nomenclatura facilmente identificável em qualquer lugar planeta… tal e como o iOS faz desde o começo.

Por tudo isso, a próxima versão do Android vai se chamar simplesmente Android 10.

O Google aproveitou a oportunidade para apresentar a nova versão do logotipo do Android, que começa a ser utilizado nas próximas semanas, com o lançamento oficial do Android 10.

 

 

Via Google, The Verge


Compartilhe