Android Auto vs Apple CarPlay: cinco diferenças que você deve conhecer

Compartilhe

Android Auto e Apple CarPlay são os dois sistemas de softwares automotivos que se consagraram como as opções mais maduras do mercado diante dos sistemas de navegação nativos dos fabricantes de automóveis. E são softwares orientados para tipos de usuários diferntes.

Enquanto que o Android Auto é compatível com qualquer smartphone Android, o Apple CarPlay é exclusivo para o iPhone da Apple (a partir do iPhone 5C). Mas as diferenças entre os dois vão além da compatibilidade com dispositivos de terceiros, como veremos nesse post.

 

 

 

Google Assistente vs Apple Siri

 

 

As diferenças entre os dois sistemas de condução vai além das funções de cada um dos assistentes. enquanto o Android Auto usa o Google Assistente para entender determinadas ordens, o Apple CarPlay se vale do Siri Eye Free para controlar algumas das funções do rádio.

Isso quer dizer que, pelas próprias limitações dos assistentes, o leque de funcionalidades do Siri é muito menor. Já o Google Assistente é compatível com praticamente qualquer aplicativo de terceiros, suportando um conjunto de ordens muito maior.

 

 

 

Android Auto é sem fio, diferente do Apple CarPlay

 

A última atualização do Android Auto permite utilizar o software do Google de forma totalmente sem fio, desde que o smartphone conte com o Android 9 ou superior, e o rádio ou carro seja compatível com o sistema.

Já o assistente da Apple tem um uso limitado a conexões por cabo. E nem pode ser qualquer cabo, mas sim um certificado pela própria Apple para permitir a transferência de dados entre rádio e telefone. Também podemos usar adaptadores sem fio de terceiros, mas isso é gastar dinheiro a mais para fazer o mesmo que a concorrência faz, custando bem menos.

 

 

 

O ecossistema de apps compatíveis é maior no Android Auto

 

 

O Android Auto possui um ecossistema de aplicativos muito maior do que o oferecido no Apple CarPlay. Apps de navegação, de rádio, de música, de podcasts, de audiobooks, entre tantos outros. Já o catálogo de aplicativos do CarPlay é muito mais limitado na quantidade e nas possibilidades.

Um exemplo disso é o VLC, app de reprodução que pode pegar a música armazenada no dispositivo Android sem maiores problemas. Já pelas limitações do iOS, o VLC sequer está disponível no CarPlay.

 

 

 

Temos mais carros e rádios compatíveis com o Android Auto

 

Um fato que não pode ser negado: a cota de mercado do Android faz com que o número de rádios e carros compatíveis com o Android Auto seja muito maior do que o número de veículos compatíveis com o CarPlay. É claro que existem rádios e carros no mercado que são compatíveis com os dois sistemas automotivos, mas normalmente esses carros pertencem às faixas mais altas de preços de marcas muito específicas.

 

 

 

O Apple CarPlay é muito mais simples e intuitivo

 

 

A última atualização do Android Auto melhorou a experiência de uso geral do sistema operacional, mas a verdade é que o CarPlay da Apple é muito mais simples e intuitivo de manejar do que o sistema automotivo do Google. Isso fica claro tanto na execução dos aplicativos como nas próprias opções do assistente. Porém, tudo depende do tipo de usuário que vai manejar com o sistema.


Compartilhe