Nada é eterno nessa vida, incluindo o seu caro smartphone que você comprou em 2019 ou 2020 e acreditou que ele funcionaria sem maiores problemas por pelo menos 10 anos.
Não é assim que as coisas funcionam no mundo do Android.
O Google anunciou oficialmente o fim do suporte ao Android 11 em fevereiro de 2024, o que significa que dispositivos que ainda utilizam essa versão não receberão mais atualizações de segurança ou correções de bugs.
E com a chegada do Android 15, essa versão do passado conclui o seu ciclo de suporte aos dispositivos.
Ou seja, chegou a hora de você, que ainda tem um smartphone com o Android 11 começar a pensar a sério em outro dispositivo.
As consequências da obsolescência
O fim do suporte ao Android 11 expõe os usuários aos óbvios riscos de vulnerabilidades de segurança que podem ser exploradas por malwares.
Além disso, com a descontinuação do suporte, os smartphones com Android 11 podem enfrentar problemas de desempenho e compatibilidade com aplicativos.
À medida que novas versões de aplicativos são lançadas, muitos deles podem não funcionar adequadamente em dispositivos com Android 11, ou simplesmente deixam de ser compatíveis com essa versão do sistema operacional.
Aplicativos muito populares ficam indisponíveis para esses usuários. E aqui, temos mais um motivo para você considerar a troca do seu telefone velho por um dispositivo mais recente.
A troca de um dispositivo antigo por um novo não é apenas uma questão de estética ou consumismo. Neste caso, é uma necessidade.
Se as questões de segurança já abordadas não são argumentos bons o suficiente para você (e deveria ser), a melhor experiência de uso deve convencer os mais céticos.
Com a tecnologia avançando rapidamente, novos modelos de smartphones oferecem recursos atualizados, melhor desempenho e maior segurança.
E, de quebra, você ainda reforça a proteção de suas informações sensíveis, como dados bancários e pessoais.
As alternativas acessíveis no mercado
Você pode considerar comprar um smartphone com Android 14, e certamente você vai receber pelo menos quatro anos de atualizações do sistema operacional (pelo menos).
Modelos como o Redmi Note 13 e o Galaxy A15 oferecem ótimo custo-benefício, com boas câmeras e telas AMOLED.
Independentemente de sua escolha, dê prioridade para a sua segurança digital, ainda mais em um tempo em que os ataques cibernéticos só aumentam.
Você não vai querer seguir utilizando um dispositivo desatualizado e desprotegido contra essas ameaças, apenas e tão somente pelo fato de não querer investir em um novo dispositivo…
Certo?
Neste cenário, a troca por um modelo mais recente passa a ser um investimento em medidas preventivas para se proteger das ameaças que atacam tais vulnerabilidades.
Bom, eu só estou apresentando argumentos que explicam a real necessidade em abandonar o seu velho smartphone com Android 11.
Mas… a escolha é sua. É você quem sabe o que vai fazer com o seu dinheiro e com os seus dados no futuro.
Quem avisa amigo é. E eu sou seu amigo, acredite.