Compartilhe

A versão estável do Android 10 foi liberada pelo Google, e já está disponível para as quatro gerações dos smartphones da linha Pixel. Outros fabricantes como OnePlus e Xiaomi também disponibilizaram um beta do sistema operacional para alguns dos seus últimos modelos.

O Google também liberou o código fonte do Android 10 em AOSP, e isso permitiu o desenvolvimento de ROMs para o novo sistema operacional, além de uma análise mais aprofundada do seu código. Ao analisar a documentação do Google, encontraram duas novas funcionalidades no sistema operacional: a detecção de contaminação e o superaquecimento da porta USB.

 

 

Dois recursos para cuidar da boa saúde do seu smartphone

 

 

A primeira funcionalidade vai desabilitar a porta USB do smartphone em caso de detecção de líquido ou sujeira. O Android 10 vai exibir uma notificação que vai informar ao usuário que a porta USB foi desabilitada e, uma vez que a mesma está livre de líquidos ou partículas, o sistema vai notificar que já é seguro conectar acessórios ou conectar o cabo para recarga ou transferência de dados.

O usuário pode reabilitar o acesso à porta USB manualmente depois da limpeza do conector (eliminando qualquer líquido ou partícula de poeira na porta USB). Uma vez que esta é uma funcionalidade pública do Android 10, resta esperar que ela chegue a todos os dispositivos certificados com o sistema operacional do Google.

A segunda funcionalidade relacionada com a porta USB no Android 10 avisa o usuário para que desconecte o cabo do telefone se a porta USB está superaquecida. Uma vez que a porta USB Type-C alcança uma temperatura pré-definida, o sistema mostra um alerta ao usuário pedindo a desconexão do carregador e que tenha cuidado, pois o cabo pode estar quente.

O aviso será exibido até que o usuário clique no botão OK ou no botçao de conselhos para reduzir a temperatura. De acordo com o código, a temperatura ao qual o Android acredita que o item está em estado crítico é de 60 graus Célsius, e a temperatura onde o dispositivo está em estado de emergência é de 65 graus Célsius. Esta funcionalidade é opcional, e cada fabricante pode configurá-la do seu jeito.


Compartilhe