Compartilhe

Mais de cinco meses depois da primeira beta do Android Q, o Google anunciou oficialmente a chegada do Android 10, através de um site oficial.

Entre as diferenças importantes que a nova versão apresenta em relação ao Android 9 Pie se destacam o renovado controle por gestos e o esperado tema escuro para todo o sistema, além do melhor gerenciamento das permissões e maior controle de localização e privacidade.

Nesse post, mostramos as principais novidades do Android 10.

 

 

Android 10, e as suas principais novidades

 

 

Vale lembrar que o Google lançou o site do Android 10, ou seja, a versão já é oficial. Porém, as imagens do arquivo de instalação ainda não são públicas, de modo que teremos esperar mais um pouco para atualizar nossos dispositivos.

A atualização será liberada de forma progressiva, e a maioria das marcas e modelos leva semanas ou meses para receber o update. Os primeiros smartphones que vão receber o novo software serão os modelos Pixel do Google. Os demais fabricantes estão publicando os seus respectivos calendários de atualizações.

Agora, vamos comentar as novidades mais importantes do Android 10.

 

 

Live Caption: legendas em tempo real

 

 

Basta um toque na tela do smartphones (que nem precisa estar conectado na internet), e o Live Caption coloca uma legenda automática em vídeos, podcasts, mensagens de áudio e conteúdos que nós mesmos gravamos no telefone.

 

 

Respostas inteligentes

 

 

O Android 10 oferece ações recomendadas, como sugestões de ações com mensagens de texto ou exibindo endereços no Google Mapas, incluindo funções específicas para aplicativos de mensagens.

 

 

Amplificador de som

 

 

O Sound Amplifier pode filtrar o ruído de fundo e ajustar o áudio para que você escute melhor esse áudio. É bem útil para ouvir podcasts, ver vídeos ou conversar em áreas com muito ruído.

 

 

Navegação de gestos melhorada

 

 

Os gestos no Android 10 são mais rápidos e intuitivos, deixando o sistema mais fluído e suave, permitindo ao usuário retroceder e avançar, abrir a tela de início e alternar entre os diferentes aplicativos abertos deslizando para baixo.

 

 

 

Novo tema escuro

 

 

O novo tema Dark do Android usa uma tonalidade “negra verdadeira” para prolongar a autonomia de bateria. Além disso, ele muda a aparência dos aplicativos do Google.

 

 

Otimização para telas dobráveis

O Google otimizou o seu sistema operacional para dispositivos dobráveis e 5G, introduzindo novas funções para o seu uso com telefones que recebem tais características.

 

 

Maior controle da privacidade

 

 

Foi introduzido no Android 10 novos controles inteligentes que permitem ao usuário decidir como e quando são compartilhados os dados do dispositivo, facilitando a localização dessas configurações.

Nesse sentido, é possível dizer os dados dos apps e da atividade web se armazenam e por quanto tempo, além do controle do compartilhamento da localização com os aplicativos (todo o tempo, durante o uso ou nunca). Também é possível evitar que as empresas personalizem os anúncios que nos mostram em função de nosso interesse.

 

 

Atualizações de segurança mais rápidas

 

 

Os dispositivos com o Android 10 receberão as atualizações de segurança periódicas mais rápido e fácil com o sistema de updates via Google Play. Assim, as correções importantes de segurança e privacidade são enviadas diretamente para o smartphone a partir da Google Play, do mesmo modo como acontece com os aplicativos.

 

 

Melhorias no bem estar digital

O Android 10 recebe várias novidades na ferramenta Bem Estar Digital, como temporizadores para sites e o Focus Mode, sistema que bloqueia temporariamente o acesso aos aplicativos mais utilizados.

Além disso, o Family Link administra aplicativos com restrições de conteúdo e limites de tempo de tela, além de monitorar os apps utilizados por crianças e verificar onde eles estão em qualquer momento.

 

 

Via Android


Compartilhe