TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Anatel quer fim do roaming em cidades brasileiras com menos de 30 mil habitantes | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | Anatel quer fim do roaming em cidades brasileiras com menos de 30 mil habitantes

Anatel quer fim do roaming em cidades brasileiras com menos de 30 mil habitantes

Compartilhe

Anatel dando uma dentro? Parece que sim. A agência quer um acordo envolvendo as quatro principais operadoras de telefonia móvel (Claro, Oi, TIM e Vivo), onde o objetivo final é acabar com o roaming nas cidades com menos de 30 mil habitantes.

O motivo é bem simples. Nessas cidades, a cobertura da rede de telefonia móvel é caótica, pois em várias delas as quatro operadoras não estão presentes. Com o fim do roaming, o usuário de uma operadora que não está presente em uma determinada cidade pode utilizar a infraestrutura de outra operadora que oferece os seus serviços no local.

Agora, as operadoras trabalham com a Anatel para que os municípios com menos de 30 mil habitantes recebam o roaming total, o que deve facilitar e muito a vida desses usuários, e até mesmo estimular o crescimento da base de usuários do serviço.

São 4.500 municípios brasileiros com população abaixo dos 30 mil habitantes, e 3.072 deles não são atendidas simultaneamente pelas quatro principais operadoras de telefonia móvel do Brasil. A decisão pode beneficiar (em uma conta livre, sem uma análise aprofundada) pelo menos 76 milhões de brasileiros (considerando uma média de 25 mil habitantes por cidade).

No momento, o roaming é utilizado nos municípios onde as operadoras não estão presentes. No futuro, isso poderá ser implementado em áreas de sombra o estradas, onde é comum ver uma operadora ter uma melhor presença do que outra, dependendo da região.

Nada foi revelado sobre os custos para utilizar a rede de outra operadora, e isso deve ser determinado pelas operadoras de origem. As quatro principais operadoras brasileiras já compartilham a infraestrutura em algumas cidades e, nesses casos, o cliente não paga valores adicionais pelo serviço de roaming.

É importante lembrar que a cobertura de sinal é um dos itens que as operadoras utilizam como argumento para conquistar novos clientes. Em alguns casos, é um diferencial fundamental, pois ninguém quer ficar sem sinal dentro de casa ou no trabalho, por exemplo.

 

Via Teletime


Compartilhe