Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Anatel libera dados de cidades do Rio Grande do Sul com problemas no sinal de telefonia móvel

Anatel libera dados de cidades do Rio Grande do Sul com problemas no sinal de telefonia móvel

Compartilhe

A rede da TIM apresentou falhas em 69 municípios do Sul do país na quinta-feira (09/05), ficando totalmente inoperante nas áreas afetadas.

A Anatel lançou um painel para monitorar o sinal das redes móveis na região, que tem sido fortemente afetada por chuvas e inundações ocorridas nos últimos dias.

A instabilidade das operadoras em recuperar os serviços levanta preocupações diversas, inclusive para mobilizar equipes de busca e identificar pessoas que ainda precisam de ajuda. Os dados foram levantados pela Anatel entre os dias 02 a 09 de maio.

 

O cenário por operadora

A TIM é a operadora com maior instabilidade na região, com o maior número de municípios afetados pela tragédia climática (69).

A Vivo registrou 31 cidades com o sistema de telefonia móvel com problemas, e a Claro registrou 25 municípios afetados na mesma data ou período.

Claro e Vivo apresentaram oscilações menos bruscas na falta de sinal, enquanto a TIM teve poucos recuos nos últimos dias.

A Anatel disponibiliza uma tabela com a visualização detalhada da falta de serviço móvel por cidade, operadora, estado, data e proporção da falha (total ou parcial).

Há cidades sem nenhuma rede móvel em todas as operadoras. De acordo com a última atualização da Anatel, são 13 municípios gaúchos que estão totalmente sem comunicação por rede móvel.

 

Roaming compartilhado

Desde 02 de maio, as operadoras concordaram com o roaming compartilhado nas regiões afetadas pelas chuvas, permitindo que o cliente se conecte à rede de outra operadora gratuitamente.

A Anatel explica como ativar o roaming em celulares Android e iOS. Neste artigo, também apresentamos uma explicação de configuração das redes.

A Conexis garante que a facilidade do roaming estará ativa até a recuperação dos serviços nas cidades afetadas.

Além disso, a Anatel tem um lembrete sobre os “Alertas de Emergência”, onde os usuários podem se cadastrar para receber avisos sobre alterações climáticas extremas.

Para saber mais sobre os alertas enviados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, acesse o painel sobre o uso de ferramentas para notificações em caso de desastres disponível no site da Anatel. Para ter detalhes sobre os alertas de emergência, acesse a página “Notificação de Alertas de Desastres”.

Lembrando que o mapa de monitoramento da Anatel mostra apenas o panorama de serviço de rede móvel, não incluindo rede fixa ou internet banda larga.

 

Via Minha Operadora


Compartilhe