Anatel impõe regras a ligações com múltiplos números telefônicos | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Anatel impõe regras a ligações com múltiplos números telefônicos

Anatel impõe regras a ligações com múltiplos números telefônicos

Compartilhe

Será que esse problema finalmente será resolvido?

Uma nova resolução da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) determina que as empresas serão multadas em até R$ 50 milhões se usarem mais de um número para ligações aos clientes.

O principal objetivo da decisão é coibir o comportamento de discagem telefônica em massa, que tanto desconforto oferece para a população.

A medida anunciada no dia 29 de setembro pela Anatel visa combater ligações indesejadas e fraudulentas, proibindo o uso de múltiplos números para contactar clientes, sejam empresas de telemarketing ou não.

 

Os benefícios para o consumidor

A medida tenta colocar ordem em uma casa mais do que bagunçada.

Os consumidores que são vítimas dessa prática acabam sofrendo da perda de tempo para atender as ligações, e até mesmo a perda de saúde mental, pois são dezenas ou centenas de telefonemas recebidos por dia.

A medida oferece um maior controle e transparência sobre o número de contatos recebidos de uma determinada empresa, produto ou serviço.

Para as empresas que dependem de contato ativo, que nada mais são do que as centrais de telemarketing, serão impactadas pela necessidade de ajustes em suas operações, especialmente com o fim da utilização de números irreais ou que não permitam retorno de chamadas.

 

As alternativas para as empresas

Ferramentas como a telefonia em nuvem em sistema VOIP, que oferecem mecanismos de compliance, surgem como solução para garantir que as empresas estejam em conformidade com a nova regulação, permitindo campanhas de chamadas ativas de forma ética e personalizada.

Para aquelas empresas que adotam boas práticas e utilizam ferramentas focadas nas chamadas direcionadas e autorizadas pelos clientes, o benefício aqui é ganhar competitividade e melhorar a eficiência de suas campanhas de comunicação.

Já para aquelas empresas que dependem de um alto volume de chamadas para manterem suas operações ativas, a medida da Anatel exigirá investimentos em tecnologia e reestruturação de processos para garantir conformidade com a nova norma.

A resolução visa melhorar a relação entre consumidores e empresas, favorecendo organizações que agem de forma ética, ao mesmo tempo que coíbe práticas abusivas que prejudicam a imagem do setor.

Não há uma garantia sobre a redução das chamadas telefônicas ao consumidor final, mas normalmente as medidas funcionam sempre que existe a possibilidade de se aplicar multas que resultam em prejuízos financeiros para as empresas.

O que não era mais possível ou sustentável é o cenário de receber centenas de ligações por dia, atrapalhando a rotina da população em diferentes níveis.


Compartilhe