Amazon Go

Fazer compras em um supermercado é algo ‘smart’ nos dias de hoje. Até mesmo a geladeira ficou inteligente, com simples comandos de voz para identificar o que temos dentro dela, que por sua vez descobre o que precisamos comprar.

Fazer as compras no supermercado é algo comum. Muita gente não gosta, mas é um mal necessário, onde não apenas perdemos tempo e dinheiro, mas deixamos parte de nossa paciência.

O tempo perdido no caixa pode ser algo desalentador. Minutos olhando para outras pessoas impacientes podem te matar aos poucos. Porém, a Amazon lembra que não precisa ser assim, e mostra que passar pelo caixa com o carrinho de compras pode ser algo do passado.

O futuro dos supermercados é sem caixas, tal e como mostra o Amazon Go.

O que a Amazon propõe é algo insultantemente simples, mas que não é tão simples de implementar. Você entra no supermercado, pega o que quiser, e vai embora. Rápido e intuitivo, certo?

Na verdade, a Amazon quer facilitar todo o processo de compra: entregas via drones na sua casa, mesmo que você não esteja em casa é uma prova clara disso. Mas a ideia aqui reside em acabar completamente com qualquer interação humana ou lentidão nas compras com o Amazon Go.

 

 

O usuário do serviço deve ser cliente da Amazon e se registrar na loja apresentando um QR code em um leitor localizado na entrada. A partir desse ponto, o cliente é estritamente vigiado por um conjunto de câmeras com dados gerenciados via deep learning e um emaranhado de sensores. Com tudo isso, o sistema sabe exatamente o que você pegou da loja.

Ao sair, você precisa apresentar os produtos em uma porta de entrada e saída, com pagamento realizado nesse momento e sem processos intermediários. Uma notificação push vai te avisar do valor total e, se tudo estiver correto, o valor é debitado da conta vinculada do cliente.

O apelo desse modelo de negócio é eliminar filas, porém, a expectativa para a Amazon Go era tão grande, que na inauguração, a unidade estava repleta de… filas!

Algo irônico, que não se distancia do fato que essa ideia foi um sucesso, e que não temos dúvidas que chegou para ficar.