Compartilhe

Amazon e Google estão se enfrentando no terreno de alto-falantes inteligentes, com os respectivos Amazon Echo (2020) e Nest Audio. Os produtos tem propostas similares em formatos e funcionalidades diferentes, e algumas pessoas podem estar confusas sobre qual dispositivo deve levar para casa.

Por isso, vamos mostrar o que cada modelo tem como principais características, para ajudar na escolha dos mais indecisos.

 

 

 

Amazon Echo (2020): mais Alexa do que nunca

 

 

A Alexa é a principal estrela do novo Amazon Echo (2020). O assistente virtual teve suas funções melhoradas, com um discurso mais natural, controle de casa inteligente mais preditivos e um Google Assistente superior. Seu hardware permite uma melhor integração com o lar inteligente, com um receptor Zigbee para conectar lâmpadas inteligentes e nas redes de dispositivos domésticos da gigante de Mountain View.

O novo Echo conta com um woofer de última geração de 3 polegadas, mas agora passa a agregar um tweeter de 0.8 polegadas. O som desses alto-falantes vão se adaptar automaticamente com a acústica do local onde o produto se encontra.

 

 

 

Google Nest Audio: uma resposta a altura e muito esperada

 

 

O Google Nest Audio é o substituto do Google Home de 2016, sendo 75% mais potente e com 50% a mais de graves. Seu tweeter possui 19 mm e seu woofer médio é de 75 mm, sendo assim um pouco menor que o tweeter do novo Amazon Echo (2020). Porém, a diferença é bem discreta, o que pode entregar uma qualidade de áudio equivalente ao seu principal concorrente.

O Google Assistente tem uma voz mais natural e, obviamente, funciona melhor com os serviços do Google. De qualquer forma, também está pronto para atender aos pedidos cotidianos. Oferece uma sólida integração com os demais dispositivos Nest e outros gadgets de casa inteligente. Não possui o mesmo alcance de uso da Alexa, mas deve funcionar bem na maioria dos cenários domésticos.

 

 

 

Qual você deve comprar?

 

 

Ainda é cedo para determinar um vencedor entre os dois produtos. Porém, O Amazon Echo (2020) tem uma discreta vantagem em relação ao Google Nest Audio no seu hardware. Já o Google Assistente se mantém impressionante como sempre, mas com as melhorias nos padrões de fala do Alexa, os recursos inteligentes para a segurança do lar e a automatização mais proativa, é possível dizer que o Echo é uma solução mais completa.

De qualquer forma, temos pela primeira vez desde 2016 produtos com preços competitivos, que podem se fazer mais presentes na casa dos brasileiros a partir de agora, já que os preços se tornaram mais aceitáveis para um produto com esse tipo de proposta.


Compartilhe