Agora a Amazon chegou de vez ao Brasil. A empresa expandiu os seus negócios no mercado nacional para a venda direta ao consumidor. A partir do dia 22 de janeiro, 12 categorias de produtos serão vendidas e entregues diretamente pela Amazon, inclusive com a modalidade de entrega rápida que pode acontecer em até dois dias.

A Amazon chegou ao Brasil em 2012 com o lançamento do Kindle de quarta geração e vendas de livros digitais. Dois anos depois, a empresa começou a comercializar livros físicos. Em 2017, o site brasileirofoi lançado, com lojistas vendendo dentro da Amazon, no mesmo formato que a B2W (Submarino, Americanas, Shoptime) e a Via Varejo (Ponto Frio, Casas Bahia) decidiram adotar.

A venda direta ao consumidor foi possível com a instalação de uma central de distribuição instalada na cidade de Cajamar (SP), que vai operar em conjunto com outra unidade já em funcionamento em Barueri (SP).

 

 

Além da venda direta, a Amazon também iniciou para alguns destinos a opção de entrega em dois dias, ou realizar a entrega padrão por um tempo maior e um custo menor. O frete pode ser grátis para compras acima de R$ 99 para livros e videogames, ou acima de R$ 149 para as demais categorias.

Por enquanto, o plano Amazon Prime – que oferece frete grátis em alguns produtos, menor tempo de entrega e acesso aos serviços de streaming (Amazon Prime Video e Amazon Music) ou alguns livros do Kindle via Kindle Unlimited (disponível no Brasil) – ainda não está disponível.

Também não há previsão para que o assistente pessoal Alexa desembarque no Brasil. Os pagamentos em todos os produtos da Amazon podem ser feitos via boleto bancário ou cartão de crédito, além de permitir o parcelamento das compras.

Uma coisa é fato: B2W e Via Varejo, chegou a hora de vocês se coçarem, pois a Amazon decidiu colocar os dois pés no Brasil, e essa empresa é uma concorrência bem dura para os dois grupos varejistas nacionais.

 

Via Tecnoblog, TechTudo