TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Aluguar um smartphone: vantagens e desvantagens | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Aluguar um smartphone: vantagens e desvantagens

Aluguar um smartphone: vantagens e desvantagens

Compartilhe

Como o preço de um smartphone novo top de linha está batendo no telhado (de tão alto que está), uma das tendências de mercado é o aluguel de telefones. Apple e Samsung já contam com essa alternativa no Brasil, com programas que contam ou não com a fidelidade atrelada ao recebimento de novos modelos a cada 12 meses.

Como em tudo o que acontece nessa vida, a proposta possui vantagens e desvantagens. Dependendo do seu perfil de uso, alugar um telefone pode ser muito mais vantajoso do que efetivamente comprar o dispositivo.

Neste post, vamos apresentar as principais vantagens e desvantagens na prática de aluguel de smartphones, para que você possa decidir qual é a melhor opção para o seu caso, atendendo as suas necessidades.

 

 

 

As vantagens em alugar um smartphone

Nem é preciso pensar muito neste aspecto para concluir que o principal beneficiado na prática do aluguel de um smartphone é mesmo o consumidor. Para muitas pessoas, essa é a forma mais viável para obter um telefone top de linha por um preço mais acessível.

Muitas pessoas não podem pagar de uma vez só o preço de um smartphone top de linha e, em alguns casos, nem mesmo os elevados parcelamentos lançados no cartão de crédito são viáveis.

Com o aluguel de um smartphone, você ao menos pode utilizar por 12 meses o modelo top de linha daquele ano, aproveitando dos seus benefícios e, dependendo da proposta, pode até se permitir trocar o telefone atual pelo novo modelo do ano seguinte, desde que o cliente renove a assinatura do dispositivo por mais 12 meses.

Outro cenário que pode beneficiar o usuário está na compra do telefone atual após os 12 meses de aluguel. O valor a ser pago ainda será menor do que o preço vigente do dispositivo (principalmente se este é um telefone da Apple) e a economia acaba acontecendo de forma quase inevitável.

 

 

 

As desvantagens em alugar um smartphone

Nem tudo são flores neste mundo.

Para começo de conversa, smartphones de entrada e linha média não estão disponíveis para o aluguel, e isso acaba prejudicando os consumidores com orçamentos mais modestos. Afinal de contas, se os modelos mais baratos estivessem disponíveis para o aluguel, os valores mensais a serem pagos poderiam ser ainda menores.

Além disso, os telefones alugados não são dos clientes, e sim da empresa que está alugando o dispositivo para você. Se após 12 meses você não optar pela compra ou renovação do telefone, você basicamente jogou dinheiro fora ou deu esse dinheiro para um fabricante ou empresa que vai tirar o telefone de suas mãos ao final do processo.

No final das contas, o processo pode ser mais caro do que o estimado, e é importante analisar bem se vale a pena antes mesmo de realizar este investimento.

 

 

 

O que você deve levar em consideração

Sempre dê prioridade para o aluguel de smartphones que contam com um seguro integrado no valor, pois você está protegido em caso de acidentes sérios com um telefone que, na prática, não é seu.

Também verifique no contrato o que acontece se você decidir encerrar o contrato antes do período previsto. Em alguns casos, o valor da multa é abusivo, e você não pode ser ver preso a qualquer empresa neste aspecto.

Dê prioridade para empresas que aplicam multas baixas ou não sancionam os clientes em caso de rompimento de contrato.

Com tudo o que foi apresentado neste post, a decisão em alugar ou não um smartphone certamente vai ficar mais clara para qualquer pessoa.

Boa sorte!


Compartilhe